Cinema

Crítica: Planeta dos Macacos – O Confronto (2014) | Relembrando

Aproveitando o lançamento de "Planeta dos Macacos: O Reinado" nos cinemas, vamos relembrar os recentes filmes da franquia

Três anos após
(Foto: 20th Century Studios)

Três anos após “Planeta dos Macacos: A Origem”, Matt Reeves assume o cargo de diretor em um filme que anda alguns anos adiante onde o vírus símio que tinha se espalhado no final do primeiro filme dizima praticamente todos os humanos do planeta. Os poucos que restaram tentam a sorte em uma comunidade fechada, e precisam usar uma hidrelétrica abandonada para gerar energia. O problema é que tal hidrelétrica está em uma região ocupado por César (Andy Serkis) e seus macacos, e daí o conflito entre as duas diferentes raças vai se fortalecer e ganhar cada vez mais força.

O interessante é que “O Confronto”, ao mesmo tempo em que entrega uma história cheia de suspense, tensão e ação, é um filme que reflete de maneira profunda sobre as relações humanas no mundo real através das relações entre humanos e macacos na ficção. Em ambos os grupos, teremos personagens com intenções boas e ruins, e todos colocados em constante prova tanto com seus ideais, quanto com dilemas envolvendo outros indivíduos.

E uma ousadia do filme é não trazer de volta os personagens humanos do primeiro longa, apresentar novos, mas ainda assim estabelecer que o foco central aqui é César e os demais macacos. Esta história é deles, e não dos humanos! E Matt Reeves é um diretor com densidade, que sabe se aprofundar de maneira incisiva nas relações entre personagens e em trabalhar os conflitos envolvendo os diferentes tipos de opiniões.

Se os humanos são conhecidos pela natureza bélica e dominadora, de chegar em qualquer lugar e trazer destruição, no grupo dos macacos também começa a nascer uma rebelião de um dos símios contra a liderança de César. Tal conflito reforça a ideia de que não importa a raça, mas quando se é capaz de pensar e adquirir poder, o indivíduo pode ser corrompido. E também existem aqueles que preferem a diplomacia, como o próprio César e o protagonista humano interpretado por Jason Clarke, mas que são tragados frequentemente para a guerra por causa, justamente, das atitudes violentas de alguns.

Um filme do meio que também funciona muito bem isolado, mas que deixa margem para um conflito maior entre macacos e humanos, “Planeta dos Macacos: O Confronto” eleva a qualidade da franquia e entra no grupo seleto de continuações que conseguem ser ainda melhores do que o primeiro filme. Recomendado!

Dawn of the Planet of the Apes/EUA – 2016

Dirigido por: Matt Reeves

Com: Andy Serkis, Jason Clarke, Keri Russell, Gary Oldman…