Especial

Eddie Murphy: 10 melhores filmes da carreira

Vamos de lista!

Aproveitando o lançamento de
(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “Um Tira da Pesada: Axel Foley” na Netflix, o Telemania decidiu relembrar alguns filmes imperdíveis e essenciais na carreira do gênio da comédia Eddie Murphy.

Veja a lista:

48 HORAS (1982)

Antes de abraçar a comédia policial com o sucesso “Um Tira da Pesada”, que lhe catapultou ao estrelato, Murphy tinha feito antes este thriller de dupla policial mais sério e com uma condução mais focada no desenvolvimento emocional de seus personagens. É um filme muito bom, bem escrito e dirigido por Walter Hill, mas para os padrões atuais muita gente vai achar cansativo. Infelizmente.

TROCANDO AS BOLAS (1983)

Uma comédia com Eddie Murphy surtado e um Dan Aykroyd que faz o contraponto perfeito dentro de uma trama cheia de comentários sociais e uma crítica ácida ao país das oportunidades.

UM TIRA DA PESADA (1984)

Um filme de ação policial com comédia que se sustenta totalmente no imenso carisma e talento de Eddie Murphy. Com uma trama simples e esquecível, ainda assim, o resultado é pura diversão e um deleite de assistir.

UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK (1987)

Eddie Murphy em seu auge entrega uma comédia toda irreverente sobre um príncipe de uma nação fictícia da África que decide ir para Nova York e trilhar o próprio caminho longe de uma vida de luxo e facilidade. O argumento é bom e o timing cômico de Murphy é maravilhoso!

O PROFESSOR ALOPRADO (1996)

Confesso que eu gosto deste primeiro “O Professor Aloprado” com Eddie Murphy. Remake de uma comédia famosa de Jerry Lewis, nesta produção o argumento muda e Murphy interpreta um professor obeso que inventa a fórmula para emagrecer, mas quando isto acontece, um alter ego insano e descontrolado surge. É um filme com alguns momentos grotescos e sem medo de abraçar o ridículo, e junto com a insanidade de Murphy, é uma combinação que para mim funciona. A continuação é fraquíssima, mas este primeiro é muito divertido.

MULAN (1998)

Poucas pessoas sabem mas Eddie Murphy foi a voz no áudio original do dragão Mushu em “Mulan” da Disney. Bem antes de interpretar o Burro em “Shrek”, Murphy já tinha interpretado na animação um personagem insano, falador e surtado. Pra variar, o resultado é excelente!

OS PICARETAS (1988)

Ainda que não seja o protagonista (o filme é estrelado por Steve Martin), Eddie Murphy possui papel importante e essencial para tornar esta comédia ainda mais hilária. É um filme excelente, e presenciar Murphy e Martin juntos em cena é muito gratificante.

SHREK (2001)

Depois de estrear como ator de voz em “Mulan”, a DreamWorks chamou Murphy para fazer a voz do Burro nesta sátira aos contos de fadas da Disney. O Burro, sem dúvida, rouba a cena e Murphy está elétrico, descontrolado e daquele jeito Eddie Murphy que tanto amamos. Nossa dublagem feita por Mário Jorge também é excelente, mas vale conhecer o áudio original também.

SHREK 2 (2004)

Ainda melhor do que o primeiro temos esta continuação maravilhosa, e ainda mais hilária e ácida do que o original. Um dos melhores filmes da DreamWorks até hoje e o melhor da franquia Shrek. E pra variar, Murphy continua roubando a cena como o Burro. Formidável!

DREAMGIRLS: EM BUSCA DE UM SONHO (2006)

Todo comediante em algum momento de sua vida busca mostrar ao público que é também um ótimo ator dramático. Geralmente comediantes se provam excelentes no drama, e aqui foi a vez de Murphy em abraçar algo mais sério com uma atuação cheia de sutilezas e camadas. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.