Política

Acompanhado de João Campos, Rogério Cruz diz que vai trazer projeto de Recife para Goiânia

Campos definiu Compaz como uma "fábrica de cidadania" e lembrou que iniciativa já foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Rogério Cruz e João Campos (Foto: Divulgação)
Rogério Cruz e João Campos (Foto: Divulgação)

Em visita a Recife a convite do prefeito João Campos (PSB), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), afirmou que pretende replicar na capital de Goiás um programa que ele conheceu lá, chamado Centro Comunitário da Paz (Compaz).

João Campos definiu o Compaz como uma “fábrica de cidadania” e lembrou que a iniciativa já foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada estrutura do Compaz oferece serviços e atendimentos à população, com cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros.

A rede Compaz também disponibiliza à população acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Há contação de história, apresentações musicais, circenses, e teatrais, rodas de diálogo com abordagem de assuntos como racismo, combate às drogas, homofobia e violência contra a mulher.

“Estamos mostrando que aqui no Recife temos uma política pública não só que foi premiada pela ONU, mas, sobretudo, que foi reconhecida pela população por envolver crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, com equipamento de qualidade, com esportes, assistência com serviços, entre outros”, disse Campos. Ele informou que o modelo já foi replicado por outros municípios do país.

Rogério Cruz elogiou o Compaz. “Conhecer uma estrutura como esta, premiada mundialmente, e hoje inaugurando mais uma unidade, totalizando seis, é motivo para parabenizá-lo, João Campos. Por isso fiz questão de vir a Recife para conhecer de perto o projeto, para que nós possamos o ter como exemplo na nossa capital”, destacou.

Ao prefeito do Recife, Rogério falou de sua experiência em Angola, Moçambique e África do Sul. “Eu tive a oportunidade de morar na África e conheci a necessidade, a fundo, das pessoas mais vulneráveis. Estar à frente da gestão de uma capital como Goiânia nos estimula a desenvolver projetos como o Compaz, porque também temos pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam do amparo do poder público”, pontuou.

Para Rogério, a população de Recife recebe dignidade das mãos de João Campos. “Quando olhamos para as pessoas e garantimos dignidade, temos o carinho e o afeto das pessoas. Foi isso que vi aqui hoje, porque você entrega dignidade a elas”, disse. “Quero o Compaz em Goiânia. Já conversei com seus engenheiros, que já se comprometeram em elaborar o modelo do projeto, porque o meu desejo é de levar atenção às pessoas”, pontuou, citando um dos programas sociais de sua gestão: o Renda Família Mais Mulher, instituído em plena pandemia para assistir famílias em situação de vulnerabilidade social.