COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

“Demorou 90 anos para Goiânia ter dois negros em espaços de poder”, diz Romário Policarpo

Presidente da Câmara de Goiânia destaca que ele e o prefeito Rogério fazem história no comando da Câmara e da Prefeitura

Policarpo e Rogério: trajetórias semelhantes (foto divulgação)

O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), tratou o evento de inauguração das novas instalações da TV Câmara de Goiânia, na manhã desta terça-feira (25/6), muito além de apenas mostrar a aquisição de novos equipamentos e de nova programação da grade da emissora. Em entrevista à imprensa, ele fez uma importante reflexão sobre a participação de minorias nos espaços de poder, citando o caso dele e do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), que são pretos.

“Para mim, significa muito ocupar a presidência da Câmara pelo terceiro mandato consecutivo. É uma vitória. É a primeira na história de Goiânia um prefeito que também negro (referindo-se a Rogério Cruz). Deus quis que esse momento fosse compartilhado com um presidente da Câmara, que também é negro”, disse.

De acordo com estatísticas, pouco mais de 32% dos prefeitos eleitos em primeiro turno nas eleições 2020 são negros, categoria que engloba pretos e pardos. Trata-se de uma proporção distante dos 56% que esse grupo representa na população brasileira. “Apesar de que mais de 50% da população goianiense é formada por negros, esperamos mais de 90 anos para que isso pudesse acontecer, o que mostra a capacidade que todos têm de gerir, a exemplo do que temos feito na Câmara, a exemplo da ampliação da sede com mais um piso, para abrigar comissões técnicas, e para dar mais qualidade no atendimento à população. Eu fico feliz por marcas pessoais que temos deixado”, disse Policarpo.

De origem humilde, Policarpo chegou a morar de favor quando adolescente, em Goiânia, vindo de Novo Gama (DF). Aprovado em concurso público da Guarda Civil Metropolitana, assumiu a função aos 20 anos. Foi eleito para o primeiro mandato em 2016, e reeleito em 2020.

Logo depois foi eleito presidente da Associação da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (ASGCMG). Considerado um hábil articulador político, está no comando da Câmara pelo terceiro mandato consecutivo. 

Natural da cidade fluminense de Duque de Caxias, Rogério é o primeiro negro a assumir a Prefeitura de Goiânia. Depois de 16 anos morando com a família na África, onde desenvolvia ações sociais e humanitárias, veio para Goiânia. Em 2012, foi eleito vereador, sendo reeleito em 2016. Nesse período, ocupou a vice-presidência da Câmara. Em 2021, assumiu a Prefeitura.

“Ser competente naquilo que se propõe a fazer independe da cor da pele. O importante é a humanidade de cada pessoa, em sempre buscar o bem do próximo, seja em espaço público ou trabalhando numa empresa privada, por exemplo. O que importa é cuidar das pessoas. Essa é a nossa missão”, disse Rogério.