Resgate de Presos

Operação cumpre 37 mandados contra envolvidos em tentativas de resgates de presos em Goiás

Ação do FICCO e POLÍCIA PENAL contra o crime organizado em GO, MS e no DF

Operação contra tentativa de resgate de presos em Goiás (Foto: Divulgação/PF)

Uma operação policial cumpriu 37 mandados judiciais contra supostos envolvidos em tentativas de resgates de presos em Goiás na manhã desta sexta-feira (27/9). Foram, ao todo, 24 ordens de busca e apreensão e outras 13 de prisão preventiva executadas nas cidades de Goiânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Alexânia, Anápolis, Ceilândia(DF), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

Os investigados, de acordo com levantamento da Operação Exitus, também integram uma organização criminosa vinculada ao tráfico de drogas. O trabalho é resultado de investigações minuciosas e compartilhamento de informações entre as forças policiais iniciadas após uma tentativa de resgate de presos, ocorrida em novembro de 2023, na cidade de Corumbá de Goiás.

Conversas mostram aviso de integrante para “meter bala na cara dos policiais”

Segundo o delegado de Polícia Federal Bruno Zane, chefe da FICCO/GO, a partir da análise de conversas em celulares, com autorização judicial, foi possível identificar todos os envolvidos na tentativa de resgate do preso. Ao todo, 6 pessoas participaram da ação. Em conversas entre os investigados há mensagem de um dos integrantes avisando para “meter bala na cara dos policiais” se algum tentar intervir.

Os presos também são investigados por outros crimes como tráfico de drogas e associação ao tráfico. A investigação mostrou que o grupo traficava drogas na região de Pirenópolis e Corumbá. Segundo delegado da PF, integrantes de Mato Grosso do Sul transportavam a droga para Goiás e um outro grupo de Brasília auxiliava na distribuição e armazenagem da droga.

Até o momento, 12 pessoas foram presas e uma permanece foragida.

Tentativa de Resgate de Preso em Goiás

A investigação iniciou-se desde uma tentativa de resgate que aconteceu no final do ano passado na unidade de Corumbá de Goiás, hoje desativada. De acordo com Josimar Pires, diretor da Polícia Penal de Goiás, durante um atendimento hospitalar fora da unidade prisional dois indivíduos tentaram resgatar um preso em escolta policial.

Sem sucesso, os homens abandonaram um carro com documentos, objetos e celulares que possibilitaram identificá-los. Foi quando teve início a investigação que culminou na operação de hoje. Ainda segundo o diretor da Polícia Penal de Goiás, foram cumpridos mandados de prisão contra indivíduos já presos em presídios do Distrito Federal.

A operação de hoje é um trabalho conjunto da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/Goiás) com a Polícia Penal do Estado de Goiás.