ENTREVISTA

Padre Marco Aurélio afirma altas expectativas para Romaria de Trindade em 2024

Romaria do Divino Pai Eterno acontece entre 28 de junho e 7 de julho

Padre Marco Aurélio aguarda grande público para a Romaria do Divino Pai Eterno 2024, em Trindade (Foto divulgação)
Padre Marco Aurélio aguarda grande público para a Romaria do Divino Pai Eterno 2024, em Trindade (Foto divulgação)

O padre Marco Aurélio Martins, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, afirmou que as expectativas para a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, são altas para 2024. Com início confirmado para o dia 28 de junho, o evento religioso seguirá até 7 de julho, recebendo fiéis de todo o Brasil.

De acordo com o padre, essa época do ano atrai também romeiros de outras partes do mundo, dada a popularidade do evento: “No ano passado, o evento reuniu milhões de pessoas, e a tendência é que esse número continue a crescer”, comentou.

Ao Mais Goiás, o reitor disse que em 2024 os fiéis podem aguardar um intenso período de fé. “A programação religiosa é o principal atrativo, incluindo missas, novenas, procissões, confissões e outras celebrações litúrgicas, com uma grande adesão esperada. A reitoria está investindo em infraestrutura para acomodar os fiéis, com melhorias nas áreas de alimentação, segurança, saúde e transporte, para atender à demanda crescente”, informou.

Marco Aurélio Martins também disse que este ano o público contará com eventos culturais, como apresentações musicais, danças folclóricas e outras atividades, enriquecendo a experiência dos presentes.

Uma imersão de agradecimento e súplicas

Questionado pelo Mais Goiás sobre a representatividade da Romaria do Divino Pai Eterno, o padre informou que o eixo principal que leva os romeiros à grande caminhada e às missas é a fé. “A Romaria representa fé, devoção e agradecimento pelas infinitas bênçãos alcançadas pelos devotos que percorrem longas distâncias até Trindade, manifestando sua gratidão e esperança ao participar desse importante evento religioso”, esclareceu.

Aos olhos de muitos, o período é visto como um sacrifício físico, já que requer uma caminhada intensa para chegar à cidade de destino. Para Marco Aurélio, o esforço vai além disso. “Todos os anos, milhares de pessoas se dirigem à Trindade em uma jornada repleta de fé e devoção, movidas pela profunda reverência ao Divino Pai Eterno. A romaria é mais que uma caminhada física; é uma viagem espiritual onde cada passo simboliza uma prece, uma gratidão silenciosa e uma busca por bênçãos. Os peregrinos carregam consigo pedidos de cura, soluções para problemas e intercessões, vendo a peregrinação como um caminho para a misericórdia divina e uma forma de penitência, buscando arrependimento e perdão”, reconheceu.

Tradição da Romaria do Divino Pai Eterno

O município de Trindade, conhecido como a Capital da Fé, surgiu da devoção ao Divino Pai Eterno. Após a decadência do ciclo do ouro no início do século XIX, a região ganhou importância socioeconômica com a agricultura e a pecuária. Em 1810, Joaquim Gomes da Silva instalou sua fazenda na área, e por volta de 1830, o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade. Essa descoberta iniciou uma tradição de devoção, levando à construção de uma capela em 1848, reunindo a partir de então, milhares de fiéis.

Na opinião do padre, a tradição sagrada é passada de geração em geração, desde os primórdios, e “reforça a identidade cultural e religiosa, celebrando a fé que une passado, presente e futuro. A caminhada para Trindade é, assim, uma expressão de devoção profunda, onde cada peregrino encontra renovação e esperança no encontro com o Divino Pai Eterno”, finaliza.