COMBATE À DENGUE

Fiscais retiram cinco caminhões de entulho de casa em Rio Verde

Mandado judicial autorizou entrada dos agentes na residência e a retirada do entulho, em Rio Verde

Entulho retirado de casa em Rio Verde, durante ação contra dengue (Foto: Divulgação)
Entulho retirado de casa em Rio Verde, durante ação contra dengue (Foto: Divulgação)

Os fiscais da Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) retiraram cinco caminhões de entulho de uma casa, em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. A ação ocorreu durante o Dia D de Combate à Dengue, nesta quinta-feira (22).

De acordo com a Prefeitura do município, um mandado judicial autorizou a entrada dos agentes na residência. Os fiscais encontraram uma grande quantidade de lixo no local e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A identidade do proprietário do endereço não foi divulgado e, por isso, não foi possível localizar a defesa dele.

Goiás registrou 24.612 casos confirmados de dengue e 56.627 casos registrados neste ano. Conforme a pasta, o número representa um aumento de 137% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, há cerca de 10 mortes confirmadas.

Vale destacar que há 66 óbitos em investigação no Estado. Além de Rio Verde, os fiscais também realizaram visitas nos municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Jataí, Uruaçu, Iporá, Aurilândia, Perolândia e Sanclerlândia.

Segundo a SES-GO, a maior parte dos casos de transmissão de dengue são de mosquitos do próprio quintal, ou de vizinhos, pois 75% dos criadouros estão dentro das residências. O lixo é o criadouro certo para a reprodução do mosquito.