Economia

Três cidades de Goiás estão entre as 100 mais empreendedoras do País

Em 2022, Goiás participava do ranking com Goiânia (14ª posição), Anápolis (55ª posição) e Aparecida (65ª posição).

Vista do Parque Flamboyant, em Goiânia
Vista do Parque Flamboyant, em Goiânia (Foto: Jamyle Amoury)

Três cidades de Goiás estão entre as cem mais empreendedoras do País, de acordo com estudo realizado pela Escola Nacional de Administraço Públlica (Enap). São elas: Goiânia, na 10ª posição; Aparecida, na 35ª posição; e Anápolis, na 45ª posição.

Em 2022, Goiás participava do ranking com Goiânia (14ª posição), Anápolis (55ª posição) e Aparecida (65ª posição).

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi lançado em 2014, e chegou agora à sétima edição. Em sua primeira versão, as 14 maiores cidades brasileiras foram analisadas, passando-se para 32 na edição posterior, de 2015, número que foi mantido até a quarta edição, publicada em 2017.

O ICE tem como objetivo analisar e comparar os ecossistemas empreendedores das 101 cidades mais populosas do Brasil, explorando as condições que essas cidades oferecem para o desenvolvimento da atividade empreendedora. O contexto escolhido foi as cidades porque são nelas que a atividade empreendedora efetivamente se manifesta. “É um esforço analítico para apontar como esses municípios podem criar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo”, diz a Enap.

O estudo é feito a partir de sete determinantes, que são ambiente regulatório (tempo de processos, tributação e complexidade burocrática), infraestrutura (transporte interurbano e condições urbanas), mercado (desenvolvimento econômico e clientes potenciais), acesso a capital (capital disponível), inovação (inputs e outputs), capital humano (acesso e qualidade da mão de obra básica/qualificada), e cultura empreendedora (iniciativa e instituições).