COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Ascensão de Fred Rodrigues na disputa em Goiânia lembra campanha vitoriosa de Wilder Morais ao Senado em 2022

Memória política está ao lado de Fred Rodrigues; em 2022, Wilder subiu gradativamente nas pesquisas e as urnas revelaram sua vitória

Fred Rodrigues no debate promovido pelo Mais Goiás (Foto: Jucimar de Sousa)

A ascensão do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) nas pesquisas de intenção de voto, com o candidato aparecendo entre os três primeiros na nova rodada da Goiás Pesquisas, sob encomenda do portal Mais Goiás e publicada nesta sexta-feira (27), lembra a campanha vitoriosa que levou o empresário Wilder Morais (PL), ao Senado Federal, nas eleições de 2022. Curiosamente, o parlamentar hoje é um dos coordenadores da campanha do bolsonarista.

No início da campanha, Fred Rodrigues era visto como um candidato que usaria a eleição como plataforma que pavimentaria um projeto do PL à Câmara dos Deputados e poucos acreditavam que ele poderia herdar votos do seu antecessor na disputa, o deputado federal Gustavo Gayer (PL), que liderava as pesquisas de intenção de voto com certa folga até então. Da mesma forma, Wilder Morais, também foi subestimado em sua candidatura ao Senado. 

Contudo, ambos conseguiram explorar um descontentamento latente do eleitorado com as opções tradicionais, apresentando-se como alternativas de renovação e apostando na forte relação que ambos possuem com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O próprio Fred reconhece à coluna que espelha na campanha de Wilder Morais para motivar a militância a sair a sair nas ruas. 

“Eu sempre disse isso, inclusive o Wilder é um coordenador de campanha nosso, eu diria um dos mais importantes e ele sempre me lembra disso a todo momento”, destacou à coluna. Ele ainda acredita que a conexão que possui com Bolsonaro pode contribuir para que avance ainda mais nas pesquisas. O ex-presidente esteve na última terça-feira (24), em Goiânia e reforçou seu apoio ao candidato.

Outro ponto de semelhança entre as duas campanhas é a estratégia de comunicação. Wilder Morais utilizou com eficácia as redes sociais para falar diretamente com o eleitor e reforçar seu discurso de ser alguém fora do sistema e conectado ao bolsonarismo. Fred Rodrigues tem adotado uma tática semelhante, com forte presença nas redes e um discurso de renovação e apontando muitas críticas aos adversários, capaz de conquistar eleitores insatisfeitos tanto com a gestão atual quanto com os candidatos já consolidados no cenário político.

Além disso, a trajetória ascendente de Fred Rodrigues também se beneficiou da fragmentação entre seus adversários, assim como ocorreu com Wilder Morais. Em 2022, Morais soube explorar a dispersão de votos entre candidatos fortes, como Delegado Waldir (UB), Alexandre Baldy (PP) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), aproveitando a divisão do eleitorado para crescer gradativamente nos levantamentos. Fred Rodrigues parece seguir o mesmo caminho, em uma eleição com nomes de peso como Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT), onde a divisão dos votos entre esses favoritos pode pavimentar o caminho para uma disputa direta no segundo turno.

A grande questão, assim como foi em 2022, é se Fred Rodrigues conseguirá manter o ritmo de crescimento até o final da campanha. Wilder Morais conseguiu transformar sua ascensão em uma vitória sólida, mantendo o foco em seu eleitorado e ampliando sua base nos últimos dias de campanha. Fred, por sua vez, terá que continuar ampliando seu alcance, conquistando eleitores indecisos e descontentes com as opções atuais para reproduzir o sucesso do senador.

O próprio reconhece isso. À coluna, ele destaca que intensificará as ações na reta final da campanha e deve promover pelo menos duas carreatas ao longo da última semana de atividades, além de continuar o que chama de comparação de suas propostas com os seus adversários.

“Até porque eu não estou na competição sozinho, a campanha também é necessária que seja feita a comparação entre os adversários. Infelizmente, pelo que eu percebi, boa parte deles não tem atuado da forma mais legítima possível com o eleitorado. O eleitorado já estava vindo agora de um estelionato eleitoral, onde o Maguito foi eleito, mas quem governou foi o Rogério, que não tinha muito alinhamento com o programa de governo e não quer outro”, salientou Fred Rodrigues.