CULTURA

Circuito das Cavalhadas de Goiás teve R$4,4 milhões em investimento; tradição começa neste sábado (11)

Durante cerimônia, Ronaldo Caiado falou sobre aplicação dos recursos

Cavalhadas de Pirenópolis e Festa do Divino Espirito Santo são confirmadas para 2024 (Foto prefeitura de Pirenópolis)
Cavalhadas de Pirenópolis e Festa do Divino Espirito Santo são confirmadas para 2024 (Foto prefeitura de Pirenópolis)

Na manhã desta sexta-feira (10), o governador Ronaldo Caiado, ao lado da secretária de Cultura do Estado Yara Nunes, deu início à temporada das Cavalhadas de Goiás. Durante a cerimônia de lançamento, que ocorreu no Centro Cultural Marieta Telles Machado, em Goiânia, o gestor do estado falou sobre o investimento da pasta, no valor de R$ 4,4 milhões.

De acordo com Caiado, o recurso foi aplicado desde as vestes até a estrutura e a remuneração daqueles que participam da encenação. “O cuidado que nós tivemos é que todos esses pudessem estar vestidos a caráter, além do tratamento dos animais, a ornamentação e os critérios, para que as pessoas resgatem memórias referentes à encenação. Acho que é isso que importa, ao ver o local para onde as pessoas estão indo e ver um evento que tem todos os cuidados. Até as arquibancadas estão sendo preparadas para atender pessoas com acessibilidade”, ressaltou o governador.

Em 2024, dois municípios voltam para o circuito, sendo eles Silvânia e Niquelândia, completando um total de 15 cidades em Goiás. O circuito, que une tradição e cultura, será realizado em 15 cidades: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Silvânia, Cedrolina (Santa Terezinha de Goiás), Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás, Niquelândia e Cidade de Goiás.

LANÇAMENTO DO FOTOLIVRO DAS CAVALHADAS DE GOIÁS

Ainda durante a cerimônia, o fotolivro “Circuito das Cavalhadas” foi lançado e entregue ao governador do Estado. Produzida pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Idheias, a obra traz um mapa das localidades que atuam na salvaguarda deste patrimônio com a realização ativa dos festejos.

O fotolivro possui 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens que atuam na manutenção do bem. Também traz informações sobre a origem das Cavalhadas e outras curiosidades. O material conta com fotos de Michelly Matos, a organização de Pablo Fabion Lisboa, Thais Lobo e direção de arte de Edvaldo Pontes.

TRADIÇÃO

O Circuito das Cavalhadas é uma tradição cultural com mais de 200 anos em diversas cidades do estado. A festividade é conhecida por sua organização, beleza e participação significativa da população, atraindo espectadores locais e de outras partes do país.

As Cavalhadas, inspiradas em tradições medievais de Portugal e Espanha, têm sido representadas no Brasil desde o século XVI. Em Goiás, o primeiro registro data de 1751, na cidade de Santa Luzia, hoje Luziânia. A celebração destaca-se pela união de elementos como religiosidade, cultura, turismo, economia e preservação do patrimônio imaterial do estado, revivendo uma tradição histórica.

A encenação das Cavalhadas consiste em uma representação ao ar livre da batalha entre mouros e cristãos pela reconquista da Península Ibérica. Dois exércitos, compostos por 12 cavaleiros cada, se apresentam ao longo de três dias.