CULTURA

Exposição sobre preservação cultural e desmatamento em território Xingu chega a Goiânia

Mostra segue disponível até 13 de outubro

Plantação de soja na divisa da Terra Indígena Wawi, 2020. Crédito Kamikia Kisêdje. Acervo do fotógrafo
Plantação de soja na divisa da Terra Indígena Wawi, 2020. Crédito Kamikia Kisêdje. Acervo do fotógrafo

Após ser exibida em São Paulo, a exposição “Xingu: contatos” chega a Goiânia para destacar a trajetória de lutas e resistências desses povos. Até o dia 13 de outubro, o Centro Audiovisual (CAud), localizado no Setor Pedro Ludovico, receberá o público com entrada gratuita, com debates, oficinas e a exibição de seis curtas-metragens feitos por cineastas indígenas, abordando temas como preservação cultural e desmatamento. 

A mostra também apresenta fotografias, documentos históricos e produções audiovisuais, promovendo o diálogo entre a visão indígena e não indígena. Com cerca de 150 itens, a exposição inclui materiais do acervo do IMS e do Museu Nacional dos Povos Indígenas. Segundo o curador Takumã Kuikuro, é essencial reforçar o protagonismo indígena na luta pela demarcação do território e na diplomacia. O curador Guilherme Freitas destaca a necessidade de reavaliar a catalogação dos acervos para refletir criticamente a representação dos povos indígenas.

Durante a exposição, o público terá uma perspectiva histórica do território. São apresentadas desde as primeiras fotografias feitas na região, durante a expedição do etnólogo alemão Karl von den Steinen na década de 1880, passando pela documentação realizadas pelo Estado brasileiro na primeira metade do século 20, com a Comissão Rondon e o Serviço de Proteção ao Índio, até chegar à cobertura da imprensa da Expedição Roncador-Xingu, sobretudo pela revista O Cruzeiro, com os fotógrafos Jean Manzon, José Medeiros e Henri Ballot os arquivos de Medeiros e Ballot estão sob a guarda do IMS.

ANOTA AÍ
Exposição Xingu: contatos
Data: até 13 de outubro de 2024
Local: Centro Audiovisual do Museu Nacional dos Povos Indígenas (CAud) 
Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, s/n°, qd. 3, – St Pedro Ludovico, Goiânia/GO)
Horário de funcionamento: De terça a sexta: 10h às 18h / Sábados e domingos: 10h às 16h
Entrada: gratuita