EDUCAÇÃO

Uruaçu entra na mira da UFG e pode receber novo campus

Embora seja uma avaliação inicial, o prefeito Valmir Pedro (PSDB), afirma que a cidade vem se preparando para esse tipo de investimento

Uruaçu entra na mira da UFG e pode receber novo campus

A cidade de Uruaçu entrou na mira da Universidade Federal de Goiás (UFG) como cidade avaliada para sediar um possível novo câmpus da instituição. As tratativas iniciais ocorreram em meados de maio, oportunidade em que representantes da universidade conheceram as potencialidades e estrutura municipais.

Embora seja uma avaliação inicial, o prefeito Valmir Pedro (PSDB), afirma que a cidade vem se preparando para esse tipo de investimento. “Temos infraestrutura suficiente para comportar um câmpus e os seus acadêmicos”, ressalta.

Para aproximar a ideia da realidade, a prefeitura estuda oferecer um de seus prédios para comportar a estrutura das faculdades. Segundo Valmir, uma vez na cidade, a universidade ofereceria cursos em áreas distintas, mas com enfoque para atender demandas regionais. O encontro foi articulado pela deputada federal Flávia Morais (PDT).

O Mais Goiás entrou em contato com a UFG sobre o assunto e aguarda retorno.

Participaram da visita técnica a Coordenadora Geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação da SESU/MEC, Mariana Ramos Gate, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro Cunha e Tasso de Sousa Leite, Assessor de Relacionamento Interistitucional da UFG.

Ambição entre possibilidades

O empresário Ozires Ribeiro também participou do encontro e considerou a possibilidade de Uruaçu logo também receber uma faculdade de medicina. Para ele, o objetivo de quem pensa na cidade é tornar Uruaçu um polo regional de ensino superior. “As tratativas com a UFG são apenas o início de uma grande virada que iremos experimentar. Para além disso, logo teremos uma faculdade de medicina na cidade também”, antecipou

Expansão da UFG

O governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das universidades federais, atendeu a demandas da UFG em três obras: restaurante universitário do câmpus Aparecida de Goiânia, a construção do Centro de Aulas do câmpus Cidade de Goiás e a aldeia intercultural que funcionará como espaço multiuso para estudantes indígenas, com auditório e alojamento. Os recursos foram anunciados na última segunda-feira (10/6), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A universidade ainda terá um novo câmpus em Cidade Ocidental, onde a Instituição já tem uma área de 500 mil m². Essa demanda foi pactuada com a UFG desde o governo Dilma Rousseff e agora se torna a única ação de expansão na região Centro-Oeste dentre as dez novas unidades anunciadas pelo governo federal.