Mercado da Bola

Porto vende Galeno para time de Benzema e Trindade e Grêmio Anápolis receberão por percentual

O atacante atuava no futebol português por oito anos, defendendo os Dragões nas últimas quatro; ele seguirá para o Al-Ittihad

Galeno foi decisivo na vitória do Porto no jogo de ida das oitavas de final, diante do Arsenal, na temporada 2023/24. Foto: Miguel Riopa / AFP

O atacante Galeno foi negociado pelo Porto no último dia de janela e o destino do jogador será o Al-Ittihad, clube onde atua Karim Benzema. A equipe árabe desembolsou em torno de 50 milhões de euros para contratar o Brasileiro. Após os exames médicos, ele assinará um contrato de cinco anos.

Quem é Galeno?

Natural de Barra do Corda (MA), o atacante foi revelado nas categorias de base do Trindade, onde se profissionalizou e se destacou na campanha do Goianão de 2016, marcando cinco gols em dez partidas. Logo foi negociado com o Grêmio Anápolis, antes de partir para o futebol português, ainda em 2016.

Chegou a princípio para o Porto B e acumulou empréstimos para o Portimonense e Rio Ave, antes de ser comprado pelo SC Braga. Após três temporadas nos Guerreiros do Minho, o Porto então comprou de volta o atacante ainda na temporada 2021/22. Foram mais quatro anos representando os Dragões e Galeno atuou em cento e vinte e sete jogos, marcando trinta e oito gols e contribuindo com dezoito assistências. Oito títulos ao todo.

Em março deste ano, Galeno foi convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira. Ele fez a estreia pela equipe atuando no segundo tempo do amistoso contra a Espanha, que terminou empatado em 3 a 3.

Agora, o destino do atacante será o futebol árabe. Galeno foi comprado pelo Al-Ittihad, por 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 312 milhões). O salário por temporada do jogador de 26 anos deve estar na casa dos 6,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 41 milhões). Ele atuará na mesma equipe de Karim Benzema.

Como ficam os goianos

Dois clubes goianos receberão uma quantia na transferência da Galeno para o Al-Ittihad, o Grêmio Anápolis e o Trindade. O GEA recebe por conta da negociação junto ao Porto, ainda em 2016/17, já o Tacão tem direito a 5% do mecanismo de solidariedade, por ser o clube formador do atacante de 26 anos.