INFLUÊNCIA

Apoio de Taylor Swift a Kamala Harris impulsiona busca por registro de eleitor

Sites de ferramentas para as eleições registram alta depois da cantora declarar sua intenção de voto após debate presidencial

Apoio de Taylor Swift a Kamala Harris impulsiona busca por registro de eleitor (Foto: Reprodução - Instagram)

SÃO PAULO (FOLHAPRESS) – De acordo com o New York Times, cerca de 406 mil pessoas acessaram o site americano “Vote.gov” através de um link publicado pela cantora Taylor Swift, entre a última terça-feira (10) e quarta-feira (11). Esse índice equivale a mais da metade do total de acessos registrados neste período. A artista declarou seu apoio à candidata americana Kamala Harris após o debate de terça-feira, através de uma publicação em seu Instagram.

Segundo os organizadores do site, o índice de acessos foi muito superior ao da semana anterior, que contabilizou cerca de 30 mil pessoas. Administrado por duas agências federais, a General Services Administration e a Election Assistance Comission, o site não realiza o registro para a votação, mas direciona os usuários para sites de registro de seus respectivos estados. Por conta disso, não é possível calcular quantos dos acessos se converteram em registros de fato.

Outras organizações que oferecem recursos semelhantes também registrarem um aumento em seu tráfego digital a partir da postagem de Swift. Segundo Celina Stewart, chefe executiva da Liga das Mulheres Eleitoras (LWV) e administradora do site “Vote411.org”, o número de pessoas utilizando os recursos do site dobrou desde a última terça-feira, especialmente na faixa etária entre os 18 e 24 anos.

“Sempre que uma celebridade usa sua plataforma para incentivar a participação cívica, isso é uma vitória para a democracia”, disse Stewart. “Aplaudimos Taylor Swift por encorajar os Swifties e fãs a pesquisar candidatos e questões nesta temporada eleitoral.”

Por sua vez, o site “Vote.org” registrou uma quantidade de acessos seis vezes maior que a habitual entre o início do debate presidencial e 00h do dia seguinte, aumento relacionado ao debate em si e à publicação de Swift, feita às 23h.

“O impacto de Taylor Swift no engajamento dos eleitores é inegável”, disse Andrea Hailey, a diretora executiva do Vote.org, em um comunicado. “O importante a lembrar é que o trabalho de Taylor serve como um modelo que todos com uma plataforma podem usar para encorajar os americanos a participar do engajamento cívico.”

Diante do apoio da cantora à Kamala Harris, a campanha da candidata logo incorporou a imagem da cantora pop de grande sucesso. Além de oferecer braceletes da amizade —símbolo comumente associado à cantora e distribuído entre os seus fãs— em sua página de produtos, os organizadores de campanha estão produzindo publicidades baseadas em Swift.

O Partido Democrata está financiando um outdoor digital em referência a última turnê mundial da artista, “The Eras Tour”, que está em andamento desde março de 2023. A propaganda traz uma imagem da vice-presidente junto da mensagem, “We’re in our Kamala era!” —estamos na nossa era de Kamala, em tradução livre.

O anúncio deve ser colocado na Times Square, em Nova York, e em alguns espaços de Las Vegas. Ele também inclui um link “IWillVote.com”, que oferece aos usuários a possibilidade de receber mais informações pelo registro de seus números de telefone.