VISITA MINISTERIAL

Ministra Marina Silva volta a Goiânia nesta terça (25)

É a segunda vez que Marina Silva vem a Goiás, em um ano

Marina Silva é diagnosticada com Covid-19
Ministra Marina Silva, na Alego, em agosto de 2023 (Foto: Will Rosa - Divulgação)

A ministra do Meio-Ambiente, Marina Silva (Rede), estará nesta terça-feira (25), em Goiânia para uma sessão na Câmara dos Vereadores que celebrará os 25 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). 

É a segunda vez que a ministra vem a Goiânia desde que assumiu o posto, em 2023. Ano passado, ela esteve na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), para receber a medalha Washington Novaes, destinada às pessoas e às entidades que promovem ativamente a proteção e preservação do meio ambiente. 

O objetivo desta visita também é relacionado ao meio-ambiente e visa homenagear os feitos que o Fica trouxe a Goiás e ao Brasil ao longo das últimas duas décadas. A sessão foi proposta pela vereadora tucana Aava Santiago.

Santiago ressalta a importância da homenagem: “É primordial pautarmos a questão ambiental e utilizemos todas as ferramentas disponíveis. Seja através de legislações municipais com pautas positivas de preservação, seja pela educação ambiental ou pela cultura. O cinema é um instrumento muito potente, por ser disseminador de ideias e informação, com o mais atrativo recurso do mundo, a tela gigante”.

Criado em 1999 pelo então governador Marconi Perillo, o Fica se estabeleceu como um marco no cenário cultural de Goiás. O festival atrai diretores, artistas e cineastas do Brasil e do mundo para a histórica Cidade de Goiás. A principal mostra do evento homenageia o jornalista ambiental e cineasta Washington Novaes. Além das mostras e premiações, o festival se destaca por suas ações sustentáveis, buscando minimizar os impactos ambientais na cidade de Goiás, reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela Unesco.