BASTIDORES DA POLÍTICA

Vilmar Mariano espera reunião decisiva com Gustavo Mendanha 

A expectativa do núcleo duro do atual prefeito é mostrar que o político é o único nome da base que viável para a disputa

Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano (Foto: Divulgação)

O núcleo do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), articula uma reunião entre o chefe do executivo aparecidense e Gustavo Mendanha (MDB), assim que o antecessor retornar de Israel. O encontro pode acontecer na próxima semana e promete selar o destino de ambos durante as eleições em 2024.

Antes dado como certo, o apoio de Gustavo Mendanha a Vilmar Mariano foi colocado em xeque pelo próprio ex-prefeito do município após uma série de desentendimentos que levaram a relação ao estremecimento. No entanto, a expectativa do núcleo duro do atual prefeito é mostrar que o político é o único nome da base que viável para a disputa.

De acordo com aliados, Vilmar Mariano tem o apoio de um arsenal de aproximadamente 15 agremiações partidárias, além das principais lideranças religiosas do município. Recentemente, recebeu apoio declarado do deputado federal Glaustin da Fokus e o ex-deputado federal João Campos, ambos do Podemos, acenou positivamente ao prefeito, indicando inclusive, que pode compor como vice em sua chapa.

Há um núcleo próximo ao ex-prefeito que trabalha para que o rompimento não seja consolidado. O secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Davi Mendanha, é primo do gestor e reconhece ao Mais Goiás que o período é “sensível”, mas diz que vai trabalhar até o último momento para que não haja a divisão. 

“Não temos que falar em rompimento e sim acertos e ações que tem de ir ao ponto dos anseios do Gustavo, do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela e também desse grande prefeito que é o Vilmarzinho”, salientou ao portal. “Eu acredito que o Vilmar possa mostrar que tem capacidade para gerir a cidade para os próximos quatro anos”, destacou.

Ele cita dois fatores positivos de Vilmar: o primeiro é o lançamento de um pacote milionário de obras, lançado na última segunda-feira (18). A outra é a reconfiguração de rota de Vilmar Mariano diante do presidente da Câmara dos Vereadores, André Fortaleza (MDB) e da oposição no parlamento municipal. “É a sensibilidade do Vilmar em relação ao que o grupo do Gustavo pensa. Hoje, o pensamento dos grandes líderes são de coalizão. Não é abrir guerra. Eu acredito que é um avanço pro Vilmar e um avanço para todo o grupo”, destacou.

O próprio Davi é um dos articuladores da reunião entre Gustavo e Vilmar, sem data para acontecer. “Temos tentado promover esse encontro. Eu acho que o diálogo é libertador”, pontuou o secretário.

Outro fator que anima o núcleo marianista é a indisposição do ex-deputado federal Leandro Vilela em se colocar como alternativa ao projeto. O primo de Daniel Vilela que iria assumir o MDB de Aparecida sequer assumiu a gestão do partido no município. Ele, inclusive, demonstrou publicamente confiança em Vilmar seguir na sucessão em Aparecida.