VIROU MODA

Aparecida de Goiânia pode ampliar número de vereadores

Mudança segue definição Constituição, que prevê cálculo de número de representantes por habitantes

Vista aérea de prédios de Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia (Foto: Jhonney Macena - Divulgação)

A exemplo de Goiânia, Aparecida também pode ampliar o número de vereadores. A cidade da Região Metropolitana pode sair dos atuais 25 para 27 parlamentares. A mudança segue definição Constituição, que prevê cálculo de número de representantes na Câmara por habitantes.

A projeção é que Aparecida de Goiânia ultrapasse, com o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 600 mil habitantes. Com isso, pode subir o número de vereadores para o máximo por faixa de habitante — que é 27, no caso da cidade.

O presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), diz que aguarda a conclusão do Censo para poder elaborar um projeto de lei que permita a ampliação do número de vereadores na cidade.

“Apresentarei o projeto após o resultado do Censo, mas a avaliação é que a cidade comporta 27 vereadores. Ano que vem devemos colocar isso em pauta”, diz.

Em Goiânia, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica foi aprovado na última terça-feira (6), com 29 votos favoráveisA matéria tem de ser apreciada em 2º turno após intervalo mínimo de 10 dias corridos entre as duas sessões de votação. No caso, a capital se enquadra em municípios de mais 1,5 milhão até 1,8 milhão. O projeto prevê a ampliação de 35 para 39 vereadores.