Aparecida de Goiânia pode ampliar número de vereadores
Mudança segue definição Constituição, que prevê cálculo de número de representantes por habitantes
A exemplo de Goiânia, Aparecida também pode ampliar o número de vereadores. A cidade da Região Metropolitana pode sair dos atuais 25 para 27 parlamentares. A mudança segue definição Constituição, que prevê cálculo de número de representantes na Câmara por habitantes.
A projeção é que Aparecida de Goiânia ultrapasse, com o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 600 mil habitantes. Com isso, pode subir o número de vereadores para o máximo por faixa de habitante — que é 27, no caso da cidade.
O presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), diz que aguarda a conclusão do Censo para poder elaborar um projeto de lei que permita a ampliação do número de vereadores na cidade.
“Apresentarei o projeto após o resultado do Censo, mas a avaliação é que a cidade comporta 27 vereadores. Ano que vem devemos colocar isso em pauta”, diz.
Em Goiânia, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica foi aprovado na última terça-feira (6), com 29 votos favoráveis. A matéria tem de ser apreciada em 2º turno após intervalo mínimo de 10 dias corridos entre as duas sessões de votação. No caso, a capital se enquadra em municípios de mais 1,5 milhão até 1,8 milhão. O projeto prevê a ampliação de 35 para 39 vereadores.