PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Aparecida: Prefeitura entrega restauração da Igreja Matriz neste domingo (2)

A restauração, que custou R$ 2,2 milhões, incluiu melhorias na parte elétrica, hidráulica e estrutural, além da conservação do monumento

Após um ano e meio de obras, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, marco histórico e cultural de Aparecida de Goiânia, será reaberto ao público neste domingo (2), às 18h, com missa de Ação de Graças presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino. A cerimônia será seguida por apresentações musicais na Praça Matriz.

Em entrevista ao Mais Goiás, nesta semana, o prefeito Vilmar Mariano destacou que a entrega da Igreja tratava-se de um dos principais marcos de sua gestão. “Estamos entregando vários presentes para a cidade. A nova maternidade com 101 leitos, a restauração do Santuário de Aparecida, que conta a história da cidade, e a pavimentação de mais de 70% das ruas habitáveis são apenas alguns exemplos”, declarou o prefeito. Ele deverá se encontrar com o principal concorrente ao cargo nas eleições deste ano, o deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL).

A restauração, que custou R$ 2,2 milhões, incluiu melhorias na parte elétrica, hidráulica e estrutural, além da conservação do monumento, sob aprovação e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  “Ali [no Santuário] foi celebrada a primeira missa há 102 anos atrás. A comunidade católica estava esperando essa revitalização há anos a fio”, pontuou durante entrevista ao Mais Goiás.

O projeto, elaborado pela Tramela Arquitetura e executado pela Marsou Engenharia, preservou características originais como mobiliário, altar, portas e janelas, além de realizar reparos em pilares e vigas, substituição parcial do piso e implementação de medidas de proteção contra infiltrações, descargas atmosféricas e incêndios.

Com capacidade para 300 pessoas, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, construído em 1922, destaca-se pela arquitetura colonial e detalhes em branco e azul. Reconhecido como Monumento Histórico e Cultural, o local preserva a história e a devoção que moldaram a cidade ao longo do tempo.