VIOLÊNCIA

Escolas e Cmeis de Aparecida terão GCMs de plantão para coibir ataques, define prefeitura

Segundo a prefeitura, todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), anunciou na manhã desta quarta-feira (13), que 94 Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais de Aparecida de Goiânia terão presença física de um agente de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). Além do suporte da ronda escolar.

O anúncio foi realizado após reunião com todas as forças de segurança da cidade. O encontro teve participação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Câmara Municipal.

Vilmar Mariano também anunciou a implantação do Comitê de Cultura de Paz semelhante ao Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid, que reuniu entidades governamentais e da sociedade civil.

Outras medidas

Segundo a prefeitura, todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo. As 650 câmeras de ruas foram estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, o vandalismo as escolas reduziu em mais de 90% por causa do videomonitoramento do programa Cidade Inteligente.

Além disso, a partir desta semana, as unidades do município contarão com um botão de alerta que vai acionar também a força de segurança mais próxima da escola.

O prefeito determinou ainda ao secretário de Educação, Divino Eterno, que acelere a implantação do controle biométrico de acesso à escola. Neste momento, o projeto já se encontra em fase de teste em uma escola municipal.

“Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação”, argumenta Vilmar.