HISTÓRIA

Prefeitura de Aparecida assina ordem de serviço para restauração da Igreja Matriz

O investimento é de R$ 1,4 milhão, com recursos oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais por Goiás

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota), assinou ordem de serviço, na quinta-feira (26), para o início das obras de restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Igreja Matriz. A assinatura aconteceu durante missa campal realizada na igreja, onde fica o templo centenário, considerado monumento histórico e cultural de Aparecida.

A previsão é que as obras durem 12 meses. O investimento é de R$ 1,4 milhão, com recursos oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais por Goiás Professor Alcides (PL) e Francisco Jr. (PSD) e contrapartida da Prefeitura de Aparecida.

Celebrada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, a cerimônia reuniu centenas de participantes, entre autoridades públicas, fiéis e moradores.

O prefeito Vilmar Mariano afirmou que a restauração do templo é um resgate da história de Aparecida e uma conquista da cidade neste ano do seu primeiro centenário de fundação.

Patrimônio

Por ser patrimônio cultural do município, a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida está protegida por lei específica de tombamento federal. Por isso, o projeto de restauração passou pelo crivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O superintendente do Iphan em Goiás, Allysson Cabral, garantiu que a igreja será reinaugurada com aparência muito semelhante a do templo original. “A obra será composta pelos mesmos materiais usados aqui há 100 anos”, garantiu o gestor.

O projeto de restauração

O projeto estabelece a restauração das características físicas e construtivas e patrimoniais da igreja, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, além de melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do monumento. A igreja também ganhará um novo sistema de sonorização e videomonitoramento.

Inaugurada em 11 de maio de 1924 – dois anos depois da criação de Aparecida-, a igreja está localizada na Praça da Matriz, na região central de Aparecida. Sua implantação constitui-se em marco referencial para a cidade – que em 2022 celebrou 100 anos de fundação. Tais características permitem enquadrá-la como exemplar de arquitetura neocolonial.