Prefeitura de Aparecida quer recolher 12 mil pneus para combate à dengue
Para isso, realiza mutirão em borracharias, oficinas, vias públicas, praças e lotes baldios, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia pretende colher cerca de 12 mil pneus descartados ou armazenados incorretamente para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Para isso, realiza um mutirão em borracharias, oficinas, vias públicas, praças e lotes baldios, na quarta, quinta e sexta-feira, 14, 15 e 16 de dezembro.
A ação tem início na região Leste de Aparecida, no Vale do Sol, e mobiliza mais de 30 profissionais, além de oito veículos utilitários e dois caminhões no recolhimento de carcaças que representam um grave risco para a Saúde Pública e o meio ambiente, pois levam mais de 5 séculos para se decompor.
O coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, que gerencia e acompanha as ações, destaca que os levantamentos feitos em Aparecida apontam que os pneus são “o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue e armazenam água parada em qualquer posição que sejam deixados. O perigo é ainda maior no período chuvoso, quando aumentam os locais propícios para que as fêmeas do Aedes depositem seus ovos. Até minúsculas tampinhas de plástico representam um risco”.
Dados
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2022 são 24.714 casos de dengue na cidade, o que representa um acréscimo de 118% no número de notificações em comparação com 2021.
Iron Pereira diz que a população precisa cuidar das residências e estabelecimentos tirando cerca de 10 minutos por semana para verificar seus imóveis e impedir que recipientes como garrafas, copos, latas, vasos de plantas e pneus armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas.