Seriado

Crítica: A Costa do Mosquito – 1ª temporada – Apple TV+

Seriado é adaptado do livro homônimo escrito por Paul Theroux

(Foto: Reprodução/Apple TV+)

“A Costa do Mosquito” é o livro mais famoso do autor norte-americano Paul Theroux. Foi, inclusive, adaptado para o cinema em 1986 com um filme estrelado por Harrison Ford. Agora depois de anos, a obra ganha nova reimaginação através desta série do Apple TV+ e estrelada pelo sobrinho do autor do livro, o ator Justin Theroux.

A história tem inúmeras criticas sociais ao sonho norte-americano, ao consumismo frenético e ao sedentarismo de uma população moderna que dia após dia torna-se mais ansiosa, obcecada e acomodada. Na trama, Allie Cox (Justin Theroux) é um inventor genial e um fervoroso crítico ao estilo de vida imperialista norte-americano. Ele é contra o materialismo opressor, religiões organizadas, os filhos são proibidos de assistir televisão e são educados em casa, ou seja, Allie é um sujeito radical em sua forma de pensamento e que, devido a isso, decide sair de casa e se mudar dos EUA. Junto com a esposa e os filhos, eles vão para Honduras, e lá, em meio a selva, Allie vai criar a sua própria utopia movida pelas próprias regras.

O livro de Paul Theroux aborda temas diversos e extremamente pertinentes ao nosso momento atual. A série do Apple TV+ realiza algumas mudanças de cenário (agora não é Honduras, mas o México) e de situações, e adiciona sub tramas que colaboram para criar mistério e tensão. Aqui, Allie e a família estão sendo perseguidos pelo governo norte-americano, e durante a fuga, eles vão se deparar com policiais, carteis mexicanos e assassinos profissionais.

O seriado é uma grata surpresa e adapta não somente com respeito o material literário, como o faz agregando adições que favorecem o formato de série – apesar de existirem situações que se estendem além do necessário e se resolvem de maneira forçada (a fuga da casa de uma líder de cartel necessita de muita suspensão de descrença!).

Mas no geral, “A Costa do Mosquito” é um seriado que trabalha muito bem seu mistério e suspense, e desenvolve com competência os personagens protagonistas. Se a esposa de Allie era apenas uma mãe que cuidava dos filhos no livro, aqui, Margot Fox (Melissa George) ganha papel importante na ação, e os próprios filhos (agora apenas dois) ganham nuances e aprofundamento relevantes no drama familiar.

A série tem potencial para ter uma 2ª temporada ainda melhor, com um desenvolvimento maior das ambiguidades e obsessões do personagem de Allie, e como isto vai desencadear consequências ainda mais tempestuosas para sua família. Enfim, já estou ansioso!

The Mosquito Coast Season 1/EUA – 2021

Número de episódios: 07

Criado por: Tom Bissell, Neil Cross

Com: Justin Theroux, Melissa George, Logan Polish, Gabriel Bateman…

Minissérie baseada em A Costa do Mosquito ganha novo trailer tenso