Crítica: The White Lotus (1ª temporada) – HBO Max
Todos os episódios já estão disponíveis no HBO Max
Mike White já trabalhou como ator em vários filmes mas sempre foi aquele coadjuvante que ninguém lembra. Escreveu algumas séries e filmes, mas também, nada expressivo. Até que neste ano ele lança pela HBO Max está série intitulada “The White Lotus”, que surpreendeu os executivos da rede pelo sucesso crescente em público desde o seu lançamento, e surpreende também pela inventividade e sagacidade com que White dirige está sátira ao mundo de privilégios em nossa sociedade extremamente desigual.
A série possui comentários óbvios, mas a genialidade consiste em não tratar o assunto de maneira superficial e padrão. A história se passa toda dentro das imediações de um resort luxuoso no Havaí onde acompanhamos um grupo de personagens, tanto hóspedes quanto funcionários do local. Cada um deles irá expor uma realidade presente em nosso mundo de hoje, mas o enredo não trata ninguém com simpatia. Ainda maior do que preconceito, o grande problema do mundo é o ser humano.
O enredo mostra pessoas carregadas de problemas emocionais, pessoais, de auto estima, com alto teor racista extremamente enraizado em seus pensamentos, muitos que vivem em constante obsessão por ilusões passageiras, que são cheios de si, prepotentes, mas que, em muitos casos, não se consideram como tal. Até o próprio privilegiado, muitas vezes, almeja sair de sua bolha mas não consegue encontrar espaço e afeição em um mundo sem os requintes e facilidades em que vive. A personagem de Alexandra Daddario (em uma interpretação excelente!) é um típico exemplo disto – e muito comum em nosso mundo.
A série é esperta por flertar a todo momento com a possibilidade de uma catarse violenta. O clima de paranoia, os personagens em uma crescente impaciência, tudo colabora para a construção de uma tensão viciante. Não é um show perfeito, confesso que há alguns personagens desinteressantes, sempre no mesmo tom, cansativos, além de situações que se arrastam desnecessariamente. Mas no geral, estes são apenas detalhes que não prejudicam as qualidades empolgantes e dignas de nota do seriado. Destaque também para a ótima trilha sonora, a direção sempre energética de Mike White e ao ótimo elenco que colabora com os arquétipos essenciais ao todo. Uma grata surpresa neste ano de 2021!
The White Lotus (First Season) – 2021
Número de episódios: 06
Criado por: Mike White
Disponível para assistir: HBO Max
Com: Jennifer Coolidge, Connie Britton, Alexandra Daddario, Molly Shannon…
Sinopse: A minissérie The White Lotus acompanha uma semana de férias dos hóspedes do resort The White Lotus. Ainda que o lugar seja paradisíaco, em cada dia de viagem surge uma nova questão que acaba envolvendo os viajantes, os funcionários do hotel e até o próprio local, criando diversas narrativas para aqueles ali envolvidos.