Prefeito de Goianésia reivindica parte da destinação de recursos da taxação do agro para os municípios
Segundo Leonardo, ele é contra a taxação, porém considera que, se ela for aprovada, nada mais justo que destinar uma porcentagem aos municípios.
O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes (UB), propôs que parte dos recursos arrecadados com o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) sejam destinados aos municípios. A proposta de criação do Fundo foi enviada pelo governador Ronaldo Caiado para apreciação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Segundo Leonardo, ele é contra a taxação, porém considera que, se ela for aprovada, nada mais justo que destinar uma porcentagem aos municípios.
“Nada mais justo que incluir os municípios para terem uma parte da arrecadação com a taxação do agro para compensar a perda de receita que temos com o ICMS”, disse. “Não há nada no projeto do governador que indique que ele fará investimentos nas cidades. Não há nada que defina como será os investimentos na infraestrutura que é a justificativa para o imposto”, acrescentou.
A sugestão do prefeito foi apresentada ao deputado estadual Helio de Sousa. Leonardo explicou que a ideia é propor um repasse de 25% aos municípios sobre o valor arrecadado pelo Governo de Goiás com o projeto de taxação do agronegócio. A emenda será apresentada pelo parlamentar na tarde desta quarta-feira (16) pelo deputado Hélio de Sousa (PSDB).
Quórum
Leonardo Menezes contou à coluna que vai se reunir com o presidente da FGM, Haroldo Naves, e da AGM, Carlão da Fox, para mobilizar um número maior de prefeitos a favor da emenda da oposição.