Coluna do Pablo Kossa

Fator Fred Rodrigues vai decidir em Goiânia

Votação do candidato bolsonarista é o que de fato vai encaminhar os nomes que disputarão o segundo turno na capital

Candidato a prefeito Fred Rodrigues (Foto: Divulgação)

Fred Rodrigues é o fiel da balança no primeiro turno em Goiânia. No domingo de noite saberemos quem disputará o segundo turno e o desempenho do candidato apoiado por Bolsonaro é o que deve ser observado com maior atenção.

O potencial eleitoral de quem recebe o endosso do ex-presidente em Goiânia é alto. O eleitorado se declara com perfil direitista. O partido de Fred é o mesmo de Bolsonaro que esteve por aqui, assim como Michelle, pedindo votos para o ex-deputado estadual.

As pesquisas mostram a intenção de voto do bolsonarista na ascendente. As perguntas que surgem: até que patamar Fred crescerá? De quem ele tira votos?

Se tiver desidratando só Vanderlan, como parece o desenho das pesquisas até agora, bom pra Mabel. O candidato apoiado por Caiado vai pro segundo turno, possivelmente contra Adriana, e o bolsonarista obtém significativa vitória política. Caso Fred esteja minando não só o senador mas também a preferência por Mabel, tanto melhor pro bolsonarista. 

E o fato é que aumenta o temor do entorno de Mabel de que isso esteja acontecendo. As novas peças de campanha que atacam o bolsonarista provam que esse medo é real.

Tem quem diz que Fred pode crescer até por volta de 20% dos votos. As pesquisas indicavam Gayer com esse patamar quando pré-candidato. Isso colocaria Fred forte na briga por uma das vagas no segundo turno. Este cenário está longe de ser implausível. 

O momento parece favorável a Fred. Saberemos em breve se esse sentimento realmente será confirmado nas urnas.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução