Não tem mesmo comida goiana em Alto Paraíso
Turista ficou decepcionada na região da Chapada dos Veadeiros por não encontrar nada da típica culinária de Goiás
“Não há uma comida goiana numa cidade NO Goiás”. Assim começa o vídeo de Mich Lopes em sua saga procurando pratos típicos da culinária de nosso estado em Alto Paraíso. Ela quer conhecer pequi, pamonha ou empadão. Só encontra comida genérica, muito rango vegano e nada que tenha a tal goianidade na mesa.
Eu entendo a influencer que roda o Brasil mostrando as peculiaridades dos estados e compartilhando tudo nas redes: a região da Chapada dos Veadeiros não diz mais respeito a Goiás.
Antes de continuar, Mich, só um toque: a gente aqui DE Goiás só fala DO Goiás quando estamos nos referindo ao time de futebol. Quando você usa NO em vez de EM antes de Goiás dá bandeira de turista. Tudo de boa, claro. Zero estresse. Você não entende dos rolês goianos. E não há culpa nenhuma nisso. Turista é turista. E turista vacila, o que é normal. Como é um baita vacilo esperar goianidade em Alto Paraíso.
Nas cidades turísticas do estado, somente Goiás Velho oferta uma experiência típica de goianidade. Pirenópolis ainda tenta resistir aqui e acolá, reconheço. Mas já padece da perda de identidade que consumiu Alto Paraíso. Caldas Novas e Rio Quente estão espiritualmente em São Paulo, tem só o CEP em Goiás. Como Alto Paraíso e Piri se encontram com a alma em Brasília.
A Chapada mudou demais nos últimos tempos. Sei por que a conheço de longe. Fui a primeira vez a Alto Paraíso em 1994. Tinha 15 anos e estava em excursão da Escola Técnica Federal de Goiás. Trinta anos atrás sim, Mich, você comeria pratos típicos goianos. Hoje não mais. É só a coxinha de jaca mesmo. Sabe quando Caetano diz da grana que ergue e destroi coisas belas? Pois é, o dinheiro de Brasília deu uma estrutura legal à cidade. Apareceram restaurantes massa e pousadinhas bonitinhas. Mas matou toda a verdade. O dinheiro gourmetizou a Chapada. Com todas benesses e reveses disso.
Alto Paraíso é pra pegar cachoeira e nisso ela é ótima. Não é pra viver Goiás.
Na próxima, tente passar pela antiga capital. Na Vila Boa garanto que você vai pegar um rango de primeira no fogão de lenha, pamonha de milho de verdade e experimentará um empadão que jamais se esquecerá. #ficaadica
@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução