Política

Rogério Cruz tem chance sim de ser reeleito prefeito de Goiânia

Rogério Cruz está trabalhando em duas frentes pra chegar forte e competitivo nas eleições municipais do ano que vem

Prefeito Rogério Cruz (Fotos: Divulgação)

Rogério Cruz está longe de ser carta fora do baralho para a disputa eleitoral do ano que vem, como muitos dizem por aí. Quem pensa assim, claramente sofre de ejaculação precoce analítica. Em tempos efêmeros como este que vivemos, nada mais comum.

E qual a razão para não descartamos um prefeito que tem 18,63% de aprovação dos goianienses enquanto 39.59% o rejeitam? O tempo. Temos ainda mais de um ano para o encontro do povo com as urnas. Isso é coisa demais para a política. Reviravoltas mil podem acontecer até outubro de 2024.

É óbvio que a cada dia que passa fica mais difícil. Rogério Cruz sabe disso e se mexe. Basicamente em duas linhas.

A primeira é a administrativa. Quem tenta a reeleição sabe que a questão central é a avaliação do trabalho de quem está na cadeira. Esta pessoa merece ou não mais quatro anos no cargo? Assim sendo, o prefeito tenta botar a cidade do jeito que o goianiense ambiciona. Se vai conseguir, saberemos lá adiante. O fato é que ele não jogou a toalha e vai brigar até o final.

A segunda é política. Nesse campo, Rogério Cruz galgou casas importantes. Conseguiu trazer para seu lado partidos relevantes como o PP e o PDT. Sua própria legenda, o Republicanos, já foi mais arisca ao projeto da reeleição. Hoje, está mais afeita à ideia. Conseguiu trazer para si o Patriota de Jorcelino Braga que foi o marqueteiro vitorioso dos últimos dois pleitos da capital.

O X da questão política pra Rogério Cruz é o apoio de Ronaldo Caiado. Se ele vier chancelado pelo governador, o que incluiria o apoio do MDB, Rogério Cruz está muito no jogo. E não dá para dizer que essa é uma hipótese impossível pois simplesmente não é.

Imagine o seguinte: Rogério Cruz estabelece um acordo em que seu vice seria um nome do MDB. Ana Paula Rezende, por exemplo. Com o pacto de deixar o cargo pra tentar o Senado na chapa encabeçada por Daniel Vilela em 2026. O partido de Iris e Maguito voltaria para a comandar a prefeitura por mais de dois anos, e com a possiblidade de ampliar por mais quatro caso vença em 2028.

Uma proposta que tem seu valor, não é mesmo?

Um candidato sentado na cadeira, com a força da máquina, apoio do governador, aliado ao MDB que tantas vezes venceu eleições em Goiânia e partidos médios consideráveis na coligação é carta fora do baralho? Não mesmo.

Por isso que Rogério Cruz está sim no jogo da reeleição.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução