“A Advocacia não é uma profissão de covardes”
Não é fácil fazer com que as pessoas entendam que todo cidadão tem direito a…
Não é fácil fazer com que as pessoas entendam que todo cidadão tem direito a defesa em tempos em que temos um Judiciário em colapso e um sistema prisional falido.
Mas ao mesmo tempo é simples entender que nenhum profissional deveria ser ameaçado, ferido ou assassinado no exercício de sua profissão. Ainda que ele seja um Advogado.
Entre o cidadão e a compreensão do que o ordenamento jurídico prevê existe um abismo gigantesco e o responsável por unir as duas pontas é o Advogado.
Atualmente a Advocacia luta ferozmente para recuperar o respeito e o prestígio que lhe era característico tempos atrás. O que não tem sido uma missão simples, pelo contrário, já que o Advogado depende de todo aparato do Poder Judiciário e Legislativo para conseguir a tão sonhada justiça.
E nesse embate o cliente muitas vezes só tem acesso ao Advogado, já que Juízes, Promotores, Vereadores e Deputados, acabam se distanciando da população, em alguns momentos por necessidade e muitas vezes por conveniência.
Somos consultores, psicólogos, administradores, ouvintes e não raramente a ultima esperança.
Mas infelizmente a máxima de que um cliente insatisfeito reclamará para dez pessoas enquanto o satisfeito lhe recomendará apenas para uma pessoa, na advocacia parece ser potencializada.
O que faz com que a má fama de alguns repercuta de maneira mais contundente do que todos os bons serviços realizados por vários.
Ainda assim é absolutamente impossível ser indiferente à rotina que tem se tornado os atentados e assassinatos de Advogados. “O advogado é indispensável à administração da justiça”, por isso a cada Advogado ferido é um pouco da justiça que morre também.
Porém mesmo diante de todas as dificuldades a Advocacia não sendo uma profissão de covardes, faz com que independente de todas as circunstâncias, sempre haja um de nós para atender o chamado.
Já que Advogar nada mais é do que atender a vocação de doar-se em prol de uma causa e acreditar que todos têm direito a defesa e a justiça, sempre!