PODER EM JOGO

Bancada goiana rachada: Flávia Morais vence nova eleição, e José Nelto promete recorrer à Justiça

Ela ficará mais um ano frente ao colegiado

Flávia Morais consegue reverter pleito na liderança da bancada goiana no Congresso Nacional e derrota José Nelto (Foto: Divulgação)

A deputada federal Flávia Morais (PDT) foi reeleita líder da bancada goiana no Congresso Nacional nesta quarta-feira (19), obtendo 11 votos em uma eleição sem concorrência. Aliados do deputado federal José Nelto (UB), eleito no primeiro pleito realizado no dia 11 de março, como Zacharias Calil (UB), se ausentaram em protesto à nova disputa.

O pleito aconteceu após uma semana de disputas acirradas e questionamentos sobre a legalidade da primeira votação, realizada no dia 11 de março, na qual o Zé Nelto havia sido declarado vencedor por um voto de diferença.

A necessidade de refazer a eleição se deu a partir de senadores e deputados que alegaram supostas irregularidades no primeiro pleito. Na ocasião, a estratégia do grupo de José Nelto foi aceitar apenas os votos presenciais, desconsiderando os votos enviados por procuração, o que foi questionado por Flávia e seus aliados. Zé Nelto, contesta e diz que tudo aconteceu de maneira legítima.

O impasse gerou uma crise interna na bancada, levando os senadores Wilder Morais (PL) e Jorge Kajuru (PSB) a questionarem a validade do resultado. José Nelto, chegou a afirmar à coluna Poder em Jogo que buscaria falar com os parlamentares para pacificar o assunto. Além disso, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional também não reconheceu a escolha inicial.

Diante de todo o embaraço, uma nova votação foi convocada, desta vez sem a participação de José Nelto na disputa. Com o campo livre, Flávia Morais conquistou a liderança da bancada goiana com apoio majoritário. 

À coluna Poder em Jogo, José Nelto afirmou que vai judicializar o assunto por entender que o primeiro pleito tem validade constitucional e também ameaça a abertura de um inquérito na Polícia Federal para apurar a destinação das emendas parlamentares da bancada goiana sob a liderança de Flávia Morais. “Vou judicializar e vou entrar com um pedido de investigação na polícia federal contra a Flávia Moraes por não prestar contas das emendas de bancada Federal a 6 anos”, disse ao Mais Goiás. 

A liderança da bancada goiana é uma função importante no parlamento goiano para Goiás, pois o cargo permite interlocução direta com o governo federal na defesa de demandas do estado e na gestão de emendas parlamentares. Agora, com a vitória consolidada, Flávia Morais agora terá o desafio de unir os deputados e senadores goianos, tentando evitar que a crise interna enfraqueça a representatividade do estado em Brasília. “Certo é que a bancada está rachada”, disse um deputado aliado de José Nelto.