Especial

10 cenas de tiroteio inesquecíveis da história do cinema

Aproveitando o lançamento do novo John Wick nos cinemas, vamos lembrar algumas cenas de tiroteio icônicas da Sétima Arte

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista está em ordem de lançamento.

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (1969)

Em uma lista sobre tiroteios não pode falta faroeste, e um dos mais marcantes é este ótimo filme com um dos melhores momentos de tiroteio do cinema.

SCARFACE (1983)

Como deixar de fora um dos momentos mais icônicos do cinema? Brian de Palma e Al Pacino juntos em um filmaço que possui este desfecho memorável com uma das frases mais referenciadas da história do cinema.

OS INTOCÁVEIS (1987)

Também dirigido por Brian De Palma, “Os Intocáveis” é outro clássico imperdível do cinema, e esta cena da escada é uma homenagem ao clássico filme de 1925, “O Encouraçado Potenkin”.

O MATADOR (1989)

https://www.youtube.com/watch?v=-uFxU77BhdI&ab_channel=HongKongActorChowYunFat

Um dos melhores filmes de John Woo é cheio de cenas fodas de tiroteio. Visceral, empolgante e frenético, o longa é uma referência do gênero. A cena acima é do desfecho.

O PAGAMENTO FINAL (1983)

“O Pagamento Final” é um filmaço com Al Pacino que possui este momento icônico. E é icônico não apenas pela eficiência e tensão do momento, mas por tudo que ele envolve até chegar nele. O filmaço foi dirigido por Brian de Palma, o mesmo que dirigiu Pacino no clássico “Scarface”.

FERVURA MÁXIMA (1992)

https://www.youtube.com/watch?v=xNA-O492aVw&ab_channel=Wrexpert

Em uma época onde não tinha o auxílio dos efeitos de computador, aqui tudo é nada raça e de forma prática. Outro ótimo de filme de ação dirigido por John Woo.

FOGO CONTRA FOGO (1995)

Talvez seja o filme mais lembrado como uma das melhores cenas de tiroteio do cinema. Dirigido por Michael Mann e estrelado por Al Pacino e Robert De Niro, “Fogo Contra Fogo” é uma caça de gato e rato angustiante e com vários momentos icônicos, e a crueza das sequências de ação é o que ajudaram a torná-lo tão marcante.

O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)

Filmes de guerra costumam ter muito tiroteio, mas “O Resgate do Soldado Ryan”, do diretor Steven Spielberg, é sem dúvida um diferencial. O início do filme é um soco no estomâgo com a chegada dos Aliados na praia de Omaha, na Normandia, naquele que foi chamado de Dia D. Visceral, cru, tenso, angustiante, realista e inesquecível.

MATRIX (1999)

“Matrix” é um filme que dispensa apresentações, e esta daqui é uma das cenas mais marcantes do primeiro filme. Além do visual icônico, temos muita câmera lenta e homenagens a mangas e animes.

DJANGO LIVRE (2012)

Quentin Tarantino ama um tiroteio, e não tem como deixar de fora da lista este momento inesquecível de “Django Livre”, onde a ação explode e nosso protagonista Django “pinta” as paredes brancas da mansão com o sangue de seus adversários. Memorável!