Especial

10 filmaços contemporâneos em mundos pós-apocalípticos

Veja a lista com indicações

(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “Furiosa: Uma Saga Mad Max” nos cinemas, o Telemania (Mais Goiás) fez uma lista com 10 indicações de ótimos filmes que se passam em um mundo pós-apocalíptico. Tal gênero é um dos mais adaptados do cinema, e abre margem para ser trabalhado de diversas maneiras, seja com zumbis, crise climática, vírus e por aí vai.

Vamos de lista!

FILHOS DA ESPERANÇA (2006)

Dirigido por Alfonso Cuarón, “Filhos da Esperança” é uma jornada angustiante em um mundo onde as mulheres não conseguem mais engravidar, a humanidade está acabando, mas daí aparece uma grávida que se torna o futuro de todos – e interesse de muitos. Estrelado por Clive Owen e Julianne Moore, o longa é um desses filmes excepcionais que além dos pertinentes comentários sociais, entrega muita tensão. É emocionante e memorável!

EU SOU A LENDA (2007)

Baseado no livro de Richard Matheson lançado em 1954, e que já ganhou duas outras adaptações para o cinema com “Mortos Que Matam” de 1964 e “A Última Esperança da Terra” de 1971, em “Eu Sou Lenda” temos várias liberdades criativas que tornam o material mais envolvente para a plateia atual. Particularmente, gosto demais do filme que sabe como criar tensão e desenvolver a jornada solitária de seu protagonista em uma Nova York sem humanos. Estrelado por Will Smith.

A ESTRADA (2009)

Um filme denso, muito angustiante e dramático adaptado do livro homônimo de Cormac Mc Carthy, e que conta a história da jornada de um pai com seu filho em um mundo devastado. Estrelado por Viggo Mortensen e Kodi Smit-McPhee.

O LIVRO DE ELI (2010)

Um envolvente longa de ação estrelado pelo sempre ótimo Denzel Washington e cpm o também excelente Gary Oldman de vilão. Na trama, Washington está em uma missão para proteger um livro e levá-lo até uma fortaleza perto do mar. O mundo está devastado e tal livro é a peça de interesse do vilão para dominar as massas.

GUERRA MUNDIAL Z (2013)

Um filme que teve uma produção muito conturbada mas que, surpreendentemente, resultou em um filmaço de zumbi e um dos melhores do gênero na história do cinema. Com um vírus que transforma as pessoas rapidamente em criaturas extremamente mortais e rápidas, o mundo precisa correr contra o tempo para tentar encontrar a cura. São várias cenas de ação empolgantes que nos deixa presos no sofá. Estrelado por Brad Pitt.

INTERESTELAR (2014)

“Interestelar” é também um filme pós-apocalíptico. Nele, a humanidade já perdeu muita coisa, está quase se extinguindo, e o personagem de Matthew McConaughey é enviado em uma missão para encontrar um novo planeta e repovoá-lo, mas sua filha Murphy será a chave na Terra para a salvação do planeta. Um dos meus filmes favoritos do diretor Christopher Nolan, “Interestelar” é inesquecível!

EXPRESSO DO AMANHÃ (2013)

Baseado na graphic novel francesa de Jean-Marc Rochette, Jacques Lob e Benjamin Legrand, este filmaço de Bong Joon-ho (diretor de “Parasita”) se passa todo dentro de um trem que circula um planeta destruído pelo gelo. Os vagões são divididos por classes e funções, e a ideia é excelente para criar várias analogias sociais, ao mesmo tempo em que entrega ótima ação e tensão. Estrelado por Chris Evans.

MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA (2015)

“Estrada da Fúria” é um dos melhores filmes de ação dos últimos anos, e entrega também uma história cheia de comentários sociais embalado em sequências empolgantes, e visualmente belíssimas de ação. Estrelado por Tom Hardy e Charlize Theron e com direção de George Miller, que dirigiu todos os longas anteriores da franquia Mad Max.

UM LUGAR SILENCIOSO (2018)

Dirigido por John Krasinski e estrelado por ele e Emily Blunt (também sua esposa na vida real), o filme foi uma grande surpresa que sabe trabalhar muito bem seus momentos de tensão utilizando com maestria a linguagem cinematográfica. Aqui, criaturas alienígenas invadiram a Terra e são atraídas pelo barulho. Sem nunca exagerar na trama, Krasinski mantém o foco em uma família tentando sobreviver totalmente em silêncio neste ambiente perigoso. É uma jornada angustiante e memorável!

FRANQUIA ‘PLANETA DOS MACACOS’ (2011, 2014, 2017, 2024)

Vou trapacear aqui e colocar todos os recentes filmes da franquia “Planeta dos Macacos” na lista – e vale principalmente para os excepcionais três primeiros que acompanham a jornada do macaco César (Andy Serkis). Mas todos valem a pena e agregam algo a mais à esta franquia que não antiga do cinema, e que ganhou novo gás com os recentes longas lançados desde 2011. Postei a crítica de todos eles aqui no TELEMANIA.