10 filmaços de serial killer
Vamos de lista!
Filmes de serial killer sempre fizeram parte da história do cinema, e sempre foi um estilo de história que rendeu grandes obras. Aproveitando o lançamento do elogiado “Longlegs: Vínculo Mortal”, com Nicolas Cage de serial killer, vamos de lista com 10 indicações de ótimos filmes com assassinos seriais. Vamos de lista!
PSICOSE (1960)
“Psicose” é um dos filmes mais célebres de Alfred Hitchcock e talvez seja o longa que redefiniu os longas de serial killers no cinema – tanto com relação a história como também na maneira de se promover um filme. E é tudo muito válido pois “Psicose” é magistral na maneira como conduz sua narrativa, e desafia a percepção do público sobre o que esperar de seus personagens.
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)
Com um orçamento baixíssimo e feito na raça, o diretor Tobe Hopper entrega o filme que abriu as portas para o slasher clássico de Hollywood, e que teve posteriormente filmes populares e marcantes como “A Hora do Pesalo”, “Halloween” e “Jason”. E o que mais funciona neste “O Massacre da Serra Elétrica” é justamente a construção precisa e claustrofóbica de Hopper, que coloca Leatherface como esta força da natureza que aparece e muda todo o jogo. Filmaço influente até hoje e memorável!
HALLOWEEN (1978)
“Halloween” é um dos filmes que solidificaram o sub-gênero slasher no cinema, onde temos um sujeito mascarado perseguindo e matando pessoas. Dirigido pelo mestre John Carpenter, o filme pode não ter aquele ritmo agitado do cinema atual, mas é magistral na construção de sua ambientação e entrega uma trama angustiante e claustrofóbica.
O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)
Ganhador de vários Oscars – incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz, etc -, “O Silêncio dos Inocentes” coloca o canibal preso Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) como mentor da policial Clarice (Jodie Foster) para ajudá-la a capturar um assassino serial chamado Buffalo Bill. Magistralmente coeso na direção precisa de Jonathan Demme, o longa é primoroso e continua espetacular.
SEVEN – SETE CRIMES CAPITAIS (1995)
Filmaço dirigido por David Fincher, “Seven” é uma grande longa investigativo que coloca os policiais encarnados por Morgan Freeman e Brad Pitt no encalço de um assassino serial que mata suas vítimas de acordo com o sete pecados capitais. Intenso, angustiante e visualmente acachapante, “Seven” é um clássico absoluto do gênero.
PSICOPATA AMERICANO (2000)
“Psicopata Americano” é um filme esquisito que com o tempo foi ganhando cada vez mais admiradores. Mas ele é um esquisito que te coloca em uma situação não apenas desconfortável mas intrigante, e cheia de nuances e situações que não te entregam tudo explicadinho. É um suspense marcante e com um Christian Bale insano!
MEMÓRIAS DE UM ASSASSINO (2003)
Longa sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho e baseado em uma história real, “Memórias de Um Assassino” segue caminhos surpreendentes de um típico filme de serial killer e não abraça aquela estrutura padrão de policial caçando serial killer. Ela existe, mas é desconstruída com uma trama reflexiva, sentimentalmente angustiante e um visual primoroso.
MONSTER: DESEJO ASSASSSINO (2003)
Charlize Theron ganhou o Oscar de Melhor Atriz ao encarnar Aileen Wuornos, uma mulher que foi vítima de abusos quando criança e logo na adolescência começa a trabalhar como prostituta. Odiando sua vida, ela decide se matar mas conhece uma mulher chamada Selby (Christina Ricci) com quem acaba se envolvendo. Certo dia, Aileen mata um cliente que a estava agredindo e o incidente desenvolve uma série de outros assassinatos. Tenso, dramático e angustiante, “Monster” é um filmaço!
JOGOS MORTAIS (2004)
O primeiro “Jogos Mortais”, dirigido por James Wan, é um filmaço bem pensado, muito criativo e utiliza bem o “body horror” em uma trama empolgante e envolvente. O sucesso transformou o longa em uma franquia repetitiva e cansada, mas o filme original continua um projeto influente e marcante.
SWEENEY TOOD: O BARBEIRO DEMÔNIACO DA RUA FLEET (2007)
“Sweeney Todd” é o meu musical favorito do teatro e o meu filme musical favorito também. Baseado na clássica montagem da Broadway com músicas do gênio Stephen Sondheim, o filme tem direção de Tim Burton e é estrelado pelos ótimos Johnny Depp (que foi indicado ao Oscar) e Helena Bohan Carter. E Burton acerta em cheio ao adaptar a peça de maneira cinematográfica com um visual lindo e magistral, e respeitando a ótima história e as excelentes canções de Sondheim. Particularmente, é um filmaço do gênero!