Cinema

10 ótimos épicos históricos do cinema

Vamos de lista!

(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “Gladiador II” nos cinemas, o Telemania criou uma lista com 10 ótimos épicos históricos do cinema. Filmes grandiosos com histórias memoráveis, e inesquecíveis. Vamos de lista!

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs: A lista está em ordem de lançamento.

BEN-HUR (1959)

A história épica de um mercado judeu que é feito escravo injustamente após um desentendimento com um amigo, e que após anos vai aproveitar a oportunidade para se vingar. É uma trama que, sem dúvida, inspirou “Gladiador” de 2000, e “Ben-Hur” mesmo depois de 60 anos continua um épico empolgante e memorável.

LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)

Épico dirigido por David Lean que conta a história real de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a Primeira Guerra Mundial aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos. A direção de Lean é soberba e os visuais continuam acachapantes!

DOUTOR JIVAGO (1965)

Outro longa magistral de David Lean com imagens lindas e memoráveis, e aquela produção épica como poucos conseguiam fazer de maneira tão vibrante e inesquecível. O longa explora antes e depois da Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Uma obra com romance, tensão, conflitos políticos e muito emoção. 

DANÇA COM LOBOS (1990)

Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo, ele assimila os costumes dos nativos e aos poucos começa a se envolver cada vez mais com eles, e entendendo melhor sua cultura. “Dança Com Lobos” foi um sucesso imenso na época, ganhou o Oscar de Filme e Diretor (para o próprio Costner) e entrega uma história clássico de amor e autodescoberta.

O ÚLTIMO DOS MOICANOS (1992)

Dirigido por Michael Mann e estrelado por Daniel Day-Lewis, “O Último dos Moicanos” se passa no período colonial durante a guerra entre Inglaterra e Franç. Na trama, um homem criado por índios Hawkeye (Day-Lewis) luta pela justiça e segue os valores moicanos. Mas, então, ele se apaixona por Cora Munro (Madeleine Stowe), a filha de um oficial britânico, e deve enfrentar os problemas provenientes de culturas distintas e pensamentos diferentes – principalmente em uma época de luta por territórios e bastante violência.

CORAÇÃO VALENTE (1995)

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Dirigido e estrelado pelo próprio Gibson, “Coração Valente” é um épico inesquecível, visceral e extasiante que vale cada minuto.

GLADIADOR (2000)

Um dos maiores clássicos épicos do cinema “Gladiador” possui uma história simples de vingança, mas contada de um jeito magistral, memorável, visualmente lindo e empolgante por Ridley Scott. Um filmaço que levou cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e Ator para Russell Crowe.

O ÚLTIMO SAMURAI (2003)

Em 1870, o capitão Nathan Algren (Tom Cruise) é enviado ao Japão com a missão de treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar. É a clássica história (como em “Dança com Lobos”), de você conviver com seu então inimigo, mas aos poucos ir percebendo que, na realidade, ele não é o verdadeiro vilão.

APOCALYPTO (2006)

Jaguar Paw (Rudy Youngblood) levava uma vida tranquila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família. Um filmaço dirigido por Mel Gibson que nos coloca imersos nesta cultura diferente, e onde a tensão não para, mas só cresce a cada momento.

300 (2006)

Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa. Dirigido por Zack Snyder, o filme é baseado em uma HQ de Frank Miller, e reproduz à perfeição cada página do gibi. O longa possui um visual marcante e cenas de ação que viraram moda na época.