10 ótimos filmes de origem
Vamos de lista!
Vamos falar de filmes que contam origens de personagens icônicos no cinema! O audiovisual sempre teve um fascínio em explicar a origens de seus heróis, ou vilões, e estabeler através da imagem o início de um personagem amado pelo público.
Obs: A lista está em ordem de lançamento!
Obs 2: Não foram considerados filmes sobre histórias reais, apenas sobre personagens fictícios.
O PODEROSO CHEFÃO: PARTE 2 (1974)
Se você não sabe, sim, “O Poderoso Chefão Parte 2” é um filmaço de origem! A história é dividida em duas tramas. A primeira dá continuidade aos acontecimentos mostrados no filme original de 1972, enquanto a segunda são flashbacks que mostram como Don Vito Corleone se tornou o poderoso chefão do crime em Nova York. Robert De Niro assume a versão mais jovem do personagem imortalizado por Marlon Brando no longa original, e levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
SUPERMAN – O FILME (1978)
O primeiro grande filme de super-herói de Hollywood foi “Superman – O Fime”, que parou os cinemas em 1978 ao mostrar que o homem podia voar. E ainda hoje continua um ótimo longa de origem sobre um dos maiores super-heróis da cultura pop.
HOMEM-ARANHA (2002)
No cinemão moderno, “Homem-Aranha” de Sam Raimi é um dos melhores filmes de origem de um super-herói já feitos! O longa é fiel aos quadrinhos e a direção de Raimi é genial ao trabalhar com maestria a ascenção do herói em sua jornada com poderes após ser picado por uma aranha radioativa. O visual é lindo, as cenas de ação são excelentes e tudo colabora para um filmaço do gênero.
BATMAN BEGINS (2005)
Christopher Nolan ressucitou o Homem Morcego neste filmaço surpreendente do Batman, que tira tempo para trabalhar com calma a origem do personagem. O resultado é um filme com estilo mais realista e que convence em cada justificativa oferecida para o surgimento do herói. É um exímio trabalho que reviveu o morcegão e nos apresentou o excelente Christian Bale como Bruce Wayne/Batman.
HOMEM DE FERRO (2008)
O primeiro filme do MCU é ainda um dos melhores filmes lançados da empresa, e também, um dos melhores filmes de origem já feitos. Tal qual “Batman Begins”, longa trabalha muito bem as justificativa para o surgimento do herói, e Robert Downey Jr. se estabelece como o grande nome da Marvel no cinema. Filmaço!
DEADPOOL (2016)
A Fox não queria fazer o filme, mas após o vazamento de uma cena de ação na internet, o estúdio deu sinal verde para Ryan Reynolds estrelar a sua segunda tentativa como o personagem. E o resultado suplanta com maestria aquela merda do Deadpool em “X-Men Origens: Wolverine”, e nos apresenta o herói da maneira como ele é nos quadrihos. O filme é criativo, bem dirigido, empolgante, engraçado e Reynolds brilha como o personagem.
MAMMA MIA 2: LÁ VAMOS NÓS DE NOVO (2018)
“Mamma Mia 2” se inspirou na estrutura narrativa de “O Poderoso Chefão Parte 2” para contar uma história também dividida em duas partes, com a primeira seguindo os acontecimentos do filme original de 2008, e a outra que volta ao passado em flashbacks para mostrar a juventude de Donna Sheridan, e mostrar como ela foi parar na Grécia e como conheceu os três possíveis pais de sua filha Sophie. A personagem foi imortalizada por Meryl Streep na versão original, mas Lily James é um encanto e dá conta do recado em sua iteração mais jovem de Donna. E o filme é também um musical despretensioso, divertido, relaxante e delicioso de assistir.
CORINGA (2019)
Muitos questionaram a necessidade de um filme origem do Coringa sem ter o Batman. Dentro das intenções dramáticas e realistas do longa, “Coringa” é um estudo de personagem excelente, e se inspira em “A Piada Mortal” dos quadrinhos, e em vários filmes de Martin Scorsese, para criar uma história de origem sobre um homem problemático em uma sociedade também problemática que só precisa de um dia péssimo (ou vários) para ser levado ao limite.
CRUELLA (2021)
A mesma pergunta fizeram sobre um filme de origem da Cruella De Vil de “101 Dálmatas” fora da trama central com os cachorros. Mas não é que o diretor Craig Gillespie conseguiu entregar um filmaço cheio de personalidade, ótima edição e ritmo que coloca Cruella como esta renegada que trilha seu caminho no mundo da moda de maneira ousada antes de se tornar a vilã caricata dos clássicos filmes. Emma Stone faz um excelente trabalho e o filme, de maneira geral, surpreende.
FURIOSA: UMA SAGA MAD MAX (2024)
Antes de alguém encher a paciência, sim, “Furiosa” não consegue ser melhor do que “Estrada de Fúria” de 2015, no entanto, ainda assim continua um excelente filme de origem da personagem titular, e também expande o mundo fantástico da franquia de maneira genial ao apresentar cenários e personagens novos, além de utilizar outros já conhecidos do público. O diretor George Miller entrega um filmaço de ação emoldurado em uma mitologia foda neste universo apresentado no antecessor.