Especial

20 séries ótimas (e pouco conhecidas)

Nestas férias, vamos de dicas ótimas para você maratonar!

BLACK EARTH RISING

Minissérie da Netflix com 8 episódios, “Black Earth Rising” é um ótimo estudo para entender uma parcela das motivações, interesses e consequências do genocídio em Ruanda que aconteceu em 1994 durante a Guerra Civil no país. Um conflito entre os grupos étnicos tutsi, twa e de hutus que desencadeou um dos piores massacres mundiais, com quase um milhão de mortos.

O show tem atuações espetaculares de John Goodman, Michaela Coel e Harriet Walter.

BLACK SAILS

black sails

Eu sou apaixonado por histórias de piratas, principalmente por se passar numa época que foi o auge das navegações onde países como Inglaterra, Holanda, Espanha e Portugal disputavam o domínio dos mares e das terras descobertas aqui nas Américas. “Black Sails” não tem magia nem fantasia (como Piratas do Caribe, por exemplo), é um retrato mais real desse período e traz muita trama política da época. Disponível na Netflix.

ESCAPE FROM DANNEMORA (Fuga de Dannemora)

escape from dannemora.jpg

Minissérie de 7 episódios baseada na fuga massiva da prisão de Clinton Correctional Facility, na cidade de Dannemora, no estado de Nova York. A trama relata a perseguição recorrente a dois assassinos condenados, que foram auxiliados na fuga por uma funcionária com quem ambos se envolveram sexualmente.

Dirigido magistralmente por Ben Stiller, que sem dúvida mostra uma evolução excepcional como diretor, a minissérie é uma das melhores coisas que tivemos na TV nos últimos anos. Com Benicio Del ToroPaul Dano e Patricia Arquette no elenco.

FEUD: BETTE AND JOAN

feud

Serie do criador Ryan Murphy (de American Horror Story e American Crime Story), “Feud” nos apresenta a relação conturbada entre as atrizes Bette Davis e Joan Crawford durante a gravação do filme “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”. Um bom conhecimento sobre o mundo de egos, orgulho e vaidade de Hollywood. As atuações de Jessica Lange (Crawford) e Susan Surandon (Davis) são primorosas!

GALAVANT

TIMOTHY OMUNDSON, JOSHUA SASSE

Uma serie de comédia musical bastante divertida com músicas originais e muita metalinguagem. Justamente por não se levar tão a sério, o resultado é pura diversão. Infelizmente foi cancelada após duas temporadas devido a baixa audiência.

GENIUS

genius

Uma série criada pela National Geographic onde em cada temporada será contada a vida de um gênio da humanidade. A segunda temporada foi sobre Picasso com Antonio Banderas no papel, porém, a primeira temporada sobre Albert Einstein continua superior e tem um magnifico Geoffrey Rush no papel do físico alemão. Destaque também para o excelente Johnny Flynn como o jovem Einstein.

GOLIATH

goliath

Série da Amazon estrelada por Billy Bob Thornton, em cada temporada de “Goliath” temos um caso para o advogado Billy McBride resolver. Mas a trama não foca apenas na parte jurídica, e temos muitas outras coisas acontecendo em paralelo com a parte do tribunal. Mas tudo dentro deste escopo que faz sentido para o caso e a resolução dos personagens. Uma das pérolas que precisam ser mais apreciadas na Amazon Prime Vídeo. A quarta e última temporada já foi anunciada para este ano.

HAPPY!

happy series

Baseada na graphic novel de Grant Morrison e Darick Roberts, você pode encontrar as duas temporadas já lançadas de “Happy!” na Netflix. Comecei a ver sem muitas expectativas, e apesar da segunda temporada um pouco repetitiva em certos momentos, a primeira temporada de “Happy!” é pura diversão. Uma comédia de humor negro e ação que coloca Nick Sax (o ótimo Christopher Meloni) – um ex-policial bêbado e corrupto que se torna assassino de aluguel – em um caso de sequestro de várias crianças na cidade de Nova York, inclusive de sua filha. Mas ele não está sozinho! Irá receber ajuda do amigo imaginário da filha, o unicórnio chamado Happy. Parece besta, mas com toda sua maluquice é uma série deliciosamente divertida..

KIDDING

kidding

Infelizmente pouca gente conhece e tem comentado sobre esta série maravilhosa estrelada por Jim Carrey. Na trama, Carrey interpreta um apresentador de programa infantil que precisa encarar os próprios dramas e perdas de sua vida pessoal. Uma dramédia tocante que nos faz reavaliar muita coisa em nossa vida. E, como de costuma, Jim Carrey encanta no drama com uma atuação excepcional!

OLIVE KITTERIDGE

OLIVE KITTERIDGE

Minissérie da HBO com 4 episódios e ganhadora de vários Emmys, “Olive Kitteridge” é estrelada pela ótima Frances McDormand, que é especialista em interpretar mulheres severas, tempestuosas, porém, com um coração bom e perturbado.

PATRICK MELROSE

patrick melrose

Minissérie de 5 episódios estrelada por Benedict Cumberbatch, que encarna Patrick Melrose, um rico senhor inglês nos anos 80 luta para superar os vícios em álcool e outras drogas, enquanto também precisa lidar com os traumas da infância onde teve um pai cruel e abusador. Aliás, todos elogiam Cumberbatch (com razão), mas Hugo Weaving, que interpreta o seu pai, também está um primor.

SNATCH

snatch

Serie adaptada do filmaço “Snatch – Porcos e Diamantes” (2000) – de Guy Ritchie e com Brad Pitt no elenco – o seriado mantém o estilo frenético de edição e traz uma história acelerada com assaltos e tramas que se cruzam numa história tão divertida e deliciosa como o filme.

THE CRAZY ONES

Bad Dad

Infelizmente, está série de comédia só teve uma única temporada com 22 episódios e foi um dos últimos trabalhos de Robin Williams antes de sua morte em 2014.

Após décadas desde sua estreia na TV com “Mork e Mindy”, Williams retorna neste seriado simples mas muito singelo e divertido onde acompanhamos um grupo de publicitários numa poderosa agência cujo dono é o personagem de Robin.

Vale muito a pena assistir a serie para rever o ator em suas improvisações e naquela veia cômica que tanto amamos. A tristeza bate um pouco por causa da saudade, mas é sempre um deleite ver Williams se divertindo.

THE KNICK

the knick

Infelizmente “The Knick” foi cancelada após duas temporadas devido a baixa audiência, mas isto não diminui a qualidade da série. Estrelada por um fenomenal Clive Owen, que encarna o Dr. John Thackery, cirurgião-chefe do Knickerbocker Hospital nos início do século XX, na cidade de Nova York.

O interessante da série é observar a evolução da medicina na época e as inúmeras limitações para certos tratamentos. E também como os médicos usavam certas drogas para tratar de pacientes e que hoje são ilegais e consideradas nocivas ao corpo – como a heroína, por exemplo.

Estamos acostumados com seriados de médicos que se passam atualmente, por isso é interessante um material que traz algo novo sobre o assunto. As cenas de cirurgia são cruas e impactantes em sua execução, e conseguem apresentar com maestria as limitações do período.

THE LOUDEST VOICE

the loudest voice

Minissérie com 07 episodios sobre a ascensão e queda de Robert Ayles, um dos responsáveis por colocar a Fox News no panteão dos maiores canais de noticias dos EUA, mas que foi acusado de assédio sexual por várias mulheres ao longo da carreira. Russell Crowe está soberbo em sua atuação como Ayles, e a pesada (e excelente) maquiagem não prejudica o seu trabalho fenomenal.

THE NEWSROOM

the neewsroom

Melhor programa para você entender como funciona uma redação de um jornal televisivo. Empolgante em cada uma de suas três temporadas, “The Newsroom” é uma jóia que merecia mais reconhecimento. Estrelada pelo excelente Jeff Daniels.

THE NIGHT MANAGER (O Gerente Noturno)    

the night manager

Minissérie de 6 episódios estrelada por Tom Hiddleston e Hugh Laurie, dirigida por Susanne Bier e baseado no romance homônimo de John le Carré (de “O Espião Que Sabia Demais”) e adaptado por David Farr para os dias de hoje.

Carré é um especialista em histórias de espionagem. Escreveu já diversos livros que exploram o assunto com um perspectiva mais realista (diferente de Ian Fleming com James Bond). Aqui em “The Night Manager” temos outro ótimo exemplar que capta nossa atenção durante todos os seis capítulos. Uma trama que possuí vários elementos clássicos de espionagem, e com uma execução precisa e instigante.

THE NIGHT OF

the night of

Minissérie da HBO com 9 episódios, “The Night Of” é baseada na série britânica Criminal Justice e conta a história de um rapaz (Riz Ahmed) que após ter passado a noite com uma mulher desconhecida, acorda e encontra a moça esfaqueada até a morte. Acusado de tê-la assassinado, ele será defendido pelo advogado Jack Stone (John Turturro). Será que ele realmente é culpado? Outro ótimo exemplar investigativo que nos prende do início ao fim.

THE YOUNG POPE (O Jovem Papa)

the young pope

Dirigida por Paolo Sorrentino (ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Grande Beleza”) e estrelada por um sagaz e excelente Jude Law (na melhor interpretação de sua carreira até hoje), a série nos apresenta o padre Lenny Belardo que, inesperadamente, é eleito papa aos 47 anos de idade por um cardeal que o considera ser fácil de manipulação.

No entanto, Belardo assume o nome de Pio XIII e será um evasivo e controverso papa que não aceita ordens e bate de frente com vários preceitos da igreja. Sem falar dos seus conflitos internos com relação a fé e a Deus.

VICIOUS

vicous

Não sou um super fã de sitcom – são poucas que conseguem me conquistar (destaque para “How I Met Your Mother”“The Office” e “Brooklyn Nine-Nine”, por exemplo), e nesta série de comédia inglesa chamada “Vicious” tudo é realmente viciante e grande parte por causa da ótima química entre Ian Mckellen e Derek Jacobi, que destilam diálogos ácidos deliciosos que compensam cada momento.