Saúde

Aaron Sorkin: Roteirista e diretor revela que sofreu um derrame em novembro do ano passado

Sorkin ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por "A Rede Social"

(Foto: Divulgação)

Aaron Sorkin revelou que sofreu um derrame que poderia tê-lo deixado paralisado.

O roteirista de “A Rede Social” e vencedor do Oscar, disse em entrevista ao The New York Times que o derrame ocorreu em novembro de 2022 durante o processo de composição de “Camelot”, sua primeira adaptação musical da Broadway.

“Houve um minuto em que eu estava preocupado que nunca mais seria capaz de escrever e estava preocupado, a curto prazo, que não seria capaz de continuar escrevendo ‘Camelot’”, disse Sorkin. “Deixe-me deixar isso muito, muito claro. Estou bem. Não quero que ninguém pense que não posso trabalhar. Estou bem.”

Sorkin decidiu apresentar seu problema de saúde em um esforço para aumentar a conscientização sobre os hábitos de vida. Sorkin observou que o derrame foi resultado de pressão alta, com seu médico dizendo a ele “você deveria estar morto”. Os sintomas do derrame incluíram ele esbarrar nas paredes, derramar suco de laranja e ficar desorientado ao caminhar.

Meses após o AVC da meia-noite, o criador de “West Wing” ainda não consegue provar a comida e só “recentemente” conseguiu assinar o seu nome. Sorkin compartilhou que ele arrastou suas palavras por aproximadamente um mês após o derrame.

“Na maior parte, foi um alerta alto”, disse Sorkin. “Achava que era uma daquelas pessoas que podia comer o que quisesse, fumar o quanto quisesse e isso não ia me afetar. Rapaz, eu estava errado.”

Fumante desde o colegial, Sorkin disse que desde então parou de fumar, malha diariamente e toma “muitos remédios”.

“Você pode ouvir as pílulas chocalhando dentro de mim”, disse Sorkin, acrescentando que fumar era “inextricável” de seu processo de composição e carreira. “Era apenas parte disso, da mesma forma que uma caneta fazia parte disso”, disse ele. “[Mas] se isso fizer uma pessoa parar de fumar, será útil.”