Alan Arkin, de ‘Pequena Miss Sunshine’, morre aos 89 anos
Ator é vecnedor do Oscar, Tony, Emmy, BAFTA, SAG e Globo de Ouro
A lenda da atuação Alan Arkin morreu aos 89 anos.
O vencedor do Oscar, Tony, Emmy, BAFTA, SAG e Globo de Ouro faleceu em sua casa.
Talvez mais conhecido por seus papéis em “O Sucesso a Qualquer Preço” e “Pequena Miss Sunshine”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Arkin começou sua carreira de ator em 1957 – e terminou com um trabalho de alcance surpreendente. Arkin foi um dos primeiros membros da trupe de comédia Second City e estrelou na Broadway com sua atuação vencedora do Tony em 1963 em “Enter Laughing”.
Sua estreia no cinema também foi por meio da comédia. Seu primeiro grande papel na tela foi em 1967 no filme de Norman Jewison sobre a Guerra Fria, “Os Russos Estão Chegando, Os Russos Estão Chegando”, onde ele interpreta o “oficial político” em um submarino soviético que encalhou em uma pequena Ilha da Nova Inglaterra com apenas 200 residentes. O capitão do submarino, envergonhado demais para pedir ajuda pelo rádio à pátria, envia uma equipe de nove pessoas à ilha para tentar obter ajuda lá.
Em 1968, Arkin substituiu Peter Sellers como o inspetor Jacques Clouseau nos filmes “Pantera Cor-de-Rosa” e mostrou suas habilidades dramáticas em uma performance indicada ao Oscar por “Por Que Tem Que Ser Assim?”. O papel rendeu a Arkin o prêmio New York Film Critics Circle de Melhor Ator.
Arkin frequentemente colaborou com o diretor Mike Nichols, tanto para a peça “Luv” quanto para o filme “Ardil 22”. O lado cômico de Arkin foi central em sua estreia na direção, “Pequenos Assassinatos”, estrelado por Elliott Gould. Arkin passou a dirigir a produção da Broadway de “The Sunshine Boys” de Neil Simon, pelo qual recebeu uma indicação ao Tony Award de Melhor Direção em uma Peça.
A carreira de TV de Arkin incluiu papéis em “St. Elsewhere” e “The Muppet Show” na década de 1980. Mais tarde, ele recebeu duas vitórias do Emmy por “O Método Kominsky” em 2018 e 2019, além de emprestar sua voz para o elenco de “BoJack Horseman”.
Papéis famosos no cinema também incluem o favorito cult “Gattaca”, “Argo”, “Os Queridinhos da América”, “Matador em Conflito”, “Agente 86” (filme com Steve Carrell), “Segredos do Pentágono” e “Edward Mãos de Tesoura”.