‘Barbenheimer’: Warner Bros. pede desculpas por memes que causaram indignação no Japão
Segundo a Warner Bros. Japão, memes tiravam o peso das consequências da bomba atômica
O Warner Bros. Film Group nos EUA fez um pedido público de desculpas sobre um post nas redes sociais relacionado a um meme “Barbenheimer” que causou grande ofensa no Japão.
“A Warner Brothers lamenta seu recente envolvimento insensível nas mídias sociais. O estúdio oferece um sincero pedido de desculpas”, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail à Variety na terça-feira.
A medida segue as críticas da Warner por membros do público no Japão, o início de uma petição online contra o estúdio e uma manobra incomum do braço de distribuição japonês da Warner.
A Warner Bros. Japan postou na segunda-feira um comunicado em sua conta oficial da “Barbie” no Twitter em japonês, criticando a filial do estúdio nos EUA por alimentar a mania de “Barbenheimer” nas mídias sociais. A conta “Barbie” no Twitter dos EUA interagiu positivamente com algumas postagens de fãs sobre “Barbenheimer”, que se refere aos lançamentos duplos de verão dos filmes “Oppenheimer” da Universal e “Barbie” da Warner Bros. Ambos os filmes foram lançados em 21 de julho na América do Norte e em muitos territórios internacionais e se tornaram sucessos de bilheteria. Juntos, eles impulsionaram a bilheteria para o quarto fim de semana de maior bilheteria da história durante suas estreias.
JAPONESES NÃO GOSTARAM DOS MEMES DA SENSAÇÃO ‘BARBENHEIMER’
“Oppenheimer” não foi lançado no Japão e nenhuma data de lançamento foi determinada. Enquanto o filme debate a questão de saber se os bombardeios salvaram vidas e trouxeram a paz internacional, a última escaramuça destaca a sensibilidade contínua do debate sobre armas nucleares no Japão. Segundo algumas estimativas, cerca de 250.000 pessoas foram mortas pelas duas bombas atômicas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki em 1945.
“Consideramos extremamente lamentável que a conta oficial da sede americana do filme ‘Barbie’ tenha reagido às postagens nas redes sociais dos fãs de ‘Barbenheimer’”, escreveu a Warner Bros. Japan em um comunicado publicado no perfil “Barbie” Japan no Twitter. . “Levamos esta situação muito a sério. Estamos pedindo à sede dos EUA que tome as medidas apropriadas. Pedimos desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por esta série de reações imprudentes. Warner Bros Japão.”
Respondendo a um pôster de arte de fã de “Barbenheimer” que mostra a Barbie de Margot Robbie sentada nos ombros de J. Robert Oppenheimer de Cillian Murphy em frente a uma nuvem de cogumelo atômico ardente, a conta de “Barbie” no Twitter dos EUA escreveu: “Vai ser um verão para se lembrar.” O Twitter, agora chamado de X, adicionou uma nota da comunidade ao post explicando o contexto histórico da imagem da nuvem em forma de cogumelo.
“Às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945 (Showa 20), uma bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima pela primeira vez na história da humanidade”, diz a nota do Twitter. “A natureza particular dos danos causados pelas bombas atômicas é que a destruição em massa e o assassinato em massa ocorreram instantânea e indiscriminadamente.”
A mania de “Barbenheimer” atraiu críticas no Japão por fazer pouco caso da destruição em massa causada pelas bombas atômicas. A hashtag #NoBarbenheimer está em alta no país nos últimos dias.