Luto

Benjamin Zephaniah, que interpretou Jeremiah Jesus em ‘Peaky Blinders’, morre aos 65 anos

Ator também era poeta e escritor

(Foto: Divulgação)

Benjamin Zephaniah, um poeta, escritor e ator britânico que interpretou Jeremiah Jesus em “Peaky Blinders”, morreu aos 65 anos.

De acordo com um comunicado postado na conta oficial de Zephaniah no Instagram, ele morreu na quinta-feira após ser diagnosticado com um tumor cerebral há oito semanas.

“A esposa de Benjamin esteve ao seu lado o tempo todo e estava com ele quando ele faleceu”, continuou o comunicado. “Nós o compartilhamos com o mundo e sabemos que muitos ficarão chocados e tristes com esta notícia. Benjamin foi um verdadeiro pioneiro e inovador, ele deu muito ao mundo. Através de uma carreira incrível que inclui um enorme corpo de poemas, literatura, música, televisão e rádio, Benjamin nos deixa um legado alegre e fantástico.”

Depois de crescer em Birmingham, Inglaterra, Zephaniah acabou se mudando para Londres e publicou seu primeiro livro de poesia, “Pen Rhythm”, em 1980, aos 22 anos. Ele publicaria mais 13 livros de poesia, muitas vezes abordando assuntos políticos como, por exemplo, o sistema jurídico britânico em “The Dread Affair” de 1985 e as conclusões de uma visita à Palestina em “Rasta Time in Palestine” de 1990. Zephaniah também escreveu vários romances e peças de teatro e escreveu uma autobiografia em 2018, “The Life and Rhymes of Benjamin Zephaniah”.

Além de seu trabalho na palavra escrita, Zephaniah fez diversas aparições na televisão, sendo a mais conhecida seu papel como o pregador Jeremiah Jesus em “Peaky Blinders”. Ele apareceu em 14 episódios da série ao longo de suas seis temporadas. Outros créditos de Zephaniah na TV incluem “EastEnders”, “The Bill” e “Zen Motoring”.