Bilheteria EUA

Bilheteria EUA: Sem concorrência, ‘Pantera Negra 2’ se mantém no topo pela quinta semana seguida

Filme soma mundialmente uma receita de US$ 767,8 milhões

Sem qualquer competição, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” permaneceu como o filme nº 1 na América do Norte pelo quinto fim de semana consecutivo. A sequência da Marvel somou mais US$ 11,1 milhões em 3.725 cinemas no fim de semana, elevando seu total na América do Norte para US$ 409 milhões.

“Wakanda Para Sempre” é apenas o terceiro filme este ano a ultrapassar a marca de US$ 400 milhões no mercado interno, uma contagem promissora de acordo com as expectativas ajustadas da pandemia. É também o primeiro filme desde “Pantera Negra” de 2018 a ocupar o primeiro lugar nas paradas de bilheteria por cinco finais de semana consecutivos. No entanto, o sucessor não chegará nem perto das receitas de seu antecessor, que se tornou um fenômeno cultural com US$ 700 milhões na América do Norte e US$ 1,3 bilhão globalmente.

No entanto, a sequência enfrentou obstáculos inesperados, como a perda do astro Chadwick Boseman, que interpretou o herói-título e morreu em 2020 de câncer, bem como um mercado de cinema desafiador. Mundialmente, “Wakanda Para Sempre” gerou US$ 767,8 milhões, tornando-se o sexto filme de maior bilheteria de 2022 – porém, um valor muito abaixo do primeiro longa.

Um ponto positivo é “A Baleia” da A24, que conseguiu o maior fim de semana de abertura do ano para um lançamento artístico. O filme, estrelado por Brendan Fraser como um obeso recluso que tenta se reconectar com sua filha, arrecadou US$ 360.000 em apenas seis cinemas – o que significa US$ 60.000 por tela.

Em segundo lugar, o thriller de ação natalino da Universal, “Noite Violenta”, arrecadou US$ 8 milhões em 3.723 locais. Depois de duas semanas, o filme arrecadou US$ 26 milhões no mercado interno e US$ 41 milhões no mundo todo. Esses são retornos decentes, já que o filme custou apenas US $ 20 milhões para ser produzido.

A aventura animada da Disney, “Mundo Estranho”, ficou em terceiro lugar com mais US$ 3,6 milhões em 3.560 cinemas, elevando sua contagem de três semanas na América do Norte para péssimos US$ 30 milhões. Como custou cerca de US$ 200 milhões para produzir e dezenas de milhões a mais para comercializar, fontes estimam que a animação perderá pelo menos US$ 100 milhões em sua exibição nos cinemas.

A comédia de humor negro da Searchlight, “O Menu” e o drama de guerra da Sony “Irmãos de Honra” completaram os cinco primeiros. “O Menu” somou mais US$ 2,7 milhões em 2.710 locais no fim de semana, totalizando US$ 28,9 milhões em vendas de ingressos. “Irmãos de Honra” ficou um pouco atrás, arrecadando US$ 2 milhões em 3.458 cinemas e aumentando sua arrecadação para US$ 16,9 milhões. Apesar das críticas positivas, o filme tem lutado para vender ingressos suficientes para justificar seu orçamento de US$ 90 milhões.