Luto

Bob Newhart, ator e comediante, morre aos 94 anos

Nos últimos anos, ele é mais lembrado por suas participações em "The Bing Bang Theory"

(Foto: Divulgação)

Bob Newhart, ator e conhecido como o comediante gentil, mas fortemente satírico, cujas séries de TV “The Bob Newhart Show” e “Newhartforam grandes sucessos nas décadas de 1970 e 1980, morreu quinta-feira em Los Angeles. Ele tinha 94 anos.

O publicitário de Newhart, Jerry Digney, disse que ele morreu após uma série de doenças curtas que não foram divulgadas.

Newhart também era conhecido pelo público mais jovem como Papa Elf no clássico de Natal de 2003, “Um Duende em Nova York”, e mais recentemente apareceu em três episódios de “Young Sheldon” além de ter aparecido em vários capítulos da série original, “The Bing Bang Theory”.

Surpreendentemente, sua primeira vitória no Emmy só veio em 2013, quando ele ganhou como ator convidado em “The Big Bang Theory”. Ele apareceu em seis episódios da comédia de sucesso.

A partir de 1960, quando suas gravações de monólogos de comédia se tornaram best-sellers, Newhart inaugurou um novo estilo de comédia que não tinha raízes no Borscht Belt ou no vaudeville, mas era baseado na observação e na psicologia. Seu trabalho abriu as portas para quadrinhos mais malucos como Steve Martin. Em sua fala inexpressiva e gaguejante, bem como em seu assunto, Newhart foi silenciosamente subversivo e tocou um ponto sensível tanto nas áreas urbanas quanto em outros lugares.

COMEÇO DA CARREIRA

George Robert Newhart nasceu em Oak Park, Illinois, e começou no entretenimento por um caminho tortuoso. Estudando na Loyola U. em Chicago, formou-se em comércio e se formou em 1952, quando ingressou no Exército dos EUA. Depois de encerrar o serviço militar dois anos depois, ele ingressou na faculdade de direito de Loyola, mas foi reprovado em 1956. Ele então trabalhou em vários empregos temporários enquanto atuava em uma sociedade anônima de Oak Park.

Newhart e um amigo, Ed Gallagher, gravaram algumas de suas conversas e tentaram vendê-las para estações de rádio. As fitas não venderam, mas os monólogos de Newhart foram notados pelo DJ de Chicag, Dan Sorkin, que deu a Newhart seu primeiro trabalho na rádio, que durou apenas cinco semanas.

Mas Sorkin o apresentou ao presidente da Warner Bros. Records, James Conkling, que lhe garantiu reservas na boate Tidelands, em Houston, e gravou suas apresentações. O álbum ao vivo “The Button-Down Mind of Bob Newhart” foi um best-seller imediato em 1960, seguido por “The Button Down Mind Strikes Back” e “Behind the Button-Down Mind”.

Sua esposa Ginny morreu no ano passado. Ele deixa seus filhos, Robert Jr., Timothy, Courtney e Jennifer, e 10 netos.