Cormac McCarthy, autor de ‘Onde os Fracos Não Tem Vez’ e ‘A Estrada’, morre aos 89 anos
Ele morreu em sua casa na cidade de Santa Fé, New Mexico
Cormac McCarthy, o gigante literário cujas visões violentamente niilistas da América influenciaram uma geração de escritores e cineastas, morreu aos 89 anos. Sua morte foi confirmada pela editora Knopf. McCarthy faleceu em sua casa em Santa Fé, New México. A notícia foi relatada pela primeira vez pela Publishers Weekly.
Nascido em Providence, Rhode Island, em 1933, McCarthy publicou seu primeiro romance, “The Orchard Keeper”, em 1965. Ele lentamente ganhou destaque no mundo literário e acabou se tornando conhecido como um dos autores americanos mais importantes do século XX por romances como “Blood Meridian” e “A Estrada”.
Em 2005, ele publicou “No Country for Old Men”, que Joel e Ethan Coen adaptaram para um filme de 2007 intitulado no Brasil de “Onde os Fracos Não Tem Vez”. O diretor de fotografia Roger Deakins refletiu recentemente sobre a realização do filme, lembrando que “Joel disse que estamos fazendo este roteiro, ‘No Country for Old Men’. Eu tinha acabado de ler o livro, então eu disse ‘Você não vai dirigir? ‘ E ele disse: ‘Bem, podemos’. Eu disse ‘Nunca mais falarei com você se você não dirigir’”.
O longa estrelado por Javier Bardem, Josh Brolin e Tommy Lee Jones ganhou o Oscar de Melhor Filme, além de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Bardem.
Embora mais conhecido por seus romances, McCarthy também se interessou por roteiros quando escreveu o roteiro do thriller de drogas de Ridley Scott em 2013, “O Conselheiro do Crime”. O filme, estrelado por Michael Fassbender, Javier Bardem, Cameron Diaz e Brad Pitt, polarizou o público em seu lançamento inicial, mas desde então conquistou seguidores cult apaixonados.
McCarthy permaneceu ativo até sua morte, publicando dois romances – “The Passenger” e “Stella Maris” – em 2022. Suas obras continuam a inspirar cineastas – New Regency anunciou uma adaptação cinematográfica de seu romance “Blood Meridian” com o diretor John Hillcoat. Como muitas das obras icônicas de McCarthy, “Blood Meridian” se passa na fronteira do Texas com o México e aborda temas de destino manifesto e o submundo sombrio dos crimes raciais. Hillcoat dirigiu anteriormente a adaptação de “A Estrada” de McCarthy, estrelada por Viggo Mortensen e que conta a jornada de um pai com seu filho em um mundo pós-apocalíptico.