Cinema

Crítica: A Freira 2 (2023)

Longa-metragem foi dirigido por Michael Chaves, o mesmo de "A Maldição da Chorona"

Vou aproveitar este meu comentário sobre “A Freira 2” para falar um pouco sobre o atual cinema de terror. Quando você já assistiu a vários filmes do gênero torna-se mais do que óbvio, e previsível, os chamados jumpscares, que são aqueles momentos onde algum personagem aparece de repente gritando na sua cara, ou a trilha sonora solta algum tipo de barulho que te assusta. A questão é que a maioria dos filmes atuais apostam na repetição destas ideias e esquecem de trabalhar suas histórias.

Hoje, a maioria dos filmes de terror se utilizam destes sustos rápidos para vender a ideia de um ‘filme assustador’, mas deixam de trabalhar uma história realmente interessante que irá ficar com o público após a subida dos créditos. Filmes de terror assustadores são aqueles que conseguem trabalhar o seu psicológico e colocar uma tensão angustiante por causa de seu bom texto, que unidos ao jumpscare, entrega um resultado muito mais impactante e significativo. Obras clássicas como “O Exorcista” ou “O Iluminado” duram até hoje porque não se contentaram com sustos previsíveis e corriqueiros, mas possuem uma história dramática tensa e instigante que nos coloca em meio ao conflito. Até mesmo obras recentes como “Corrente do Mal”, “Sorria” e “Fale Comigo” conseguiram um resultado bem superior do que a maioria.

Já esta franquia “Invocação do Mal”, que começou com dois filmes competentes lançados em 2013 e 2016, logo se tornou uma mera máquina de fazer dinheiro da Warner Bros. sem nenhum tipo de preocupação em trabalhar uma história interessante. Todos os derivados como os filmes de “Annabelle”, “A Freira”, “A Maldição da Chorona” e até “Invocação do Mal 3” são exemplares bestas que se utilizam das mesmas táticas de sustos clichês, previsíveis e repetitivos.

Neste “A Freira 2” temos outra história que não foge muito da mesma dinâmica do longa antecessor, e que se utiliza da imagem icônica do espírito para repetir o mesmo padrão de sustos com gritos para a câmera, trilha incisiva, etc. É um arroz com feijão que pode agradar pessoas menos exigentes, mas depois de assistir a tantos filmes do gênero, particularmente, este arroz com feijão já não soa tão saboroso assim.

The Nun 2/EUA – 2023

Dirigido por: Michael Chaves

Com: Taissa Formiga, Jonas Bloquet, Bonnie Aarons, Storm Reid…

Sinopse: A Freira 2 é o segundo capítulo da história de A Freira (2018), que faz parte do universo da franquia Invocação do Mal. No primeiro filme, após uma freira cometer suicídio em um convento na Romênia, o Vaticano envia o atormentado Padre Burke (Demián Bichir) e uma noviça, Irmã Irene (Taissa Farmiga), para investigar o ocorrido. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano no local, confrontando uma força do mal que assume a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento em um campo de batalha espiritual. Agora, na continuação, anos após os acontecimentos do primeiro filme, um padre é assassinado e parece que o mal está se espalhando por toda a região. Novamente acompanhamos a Irmã Irene quando, após pensar ter escapado por pouco de Valak, a entidade demoníaca, ela é forçada a enfrentar o poderoso e macabro inimigo mais uma vez.