Crítica: A Máscara do Zorro (1998) | Relembrando
Longa-metragem foi dirigido por Martin Campbell
Imagina um filme perfeito de aventura à moda antiga. Imagina Antonio Banderas abraçando com unhas e dentes o papel de astro em Hollywood. Imagina ele borbulhando química em cena ao lado de Catherine Zeta-Jones. E Imagina Anthony Hopkins todo charmoso como Zorro e depois como mentor. Tudo isso temos em “A Máscara do Zorro”, que trouxe este personagem clássico para o cinema contemporâneo em um filme grandioso, divertidíssimo de assistir e que acerta todas as notas à perfeição de uma típica aventura B.
O longa-metragem dirigido por Martin Campbell (de “007 – Cassino Royale) é construído em cima da famigerada jornada do herói, e coloca seu protagonista em um caminho de aprendizado e amadurecimento. A trama mescla humor e aventura à um ritmo frenético e envolvente, e constrói seus personagens com calma para entregar um longa redondo e excelente dentro de sua proposta.
A ação com espadas, cavalos e muitas acrobacias é frenética e divertida de ver. Banderas está um arraso como o protagonista, e Campbell filma a ação com câmera aberta valorizando os cenários e as coreografias. A fotografia de Phil Meheux carrega cores vivas e calorosas que favorecem o clima pueril e fantástico da aventura.
A virada do século XX para o XXI foi ótima para o cinema de aventura. “A Máscara do Zorro” estreou em 1998 e foi muito bem recebido pelo público e crítica. Ele se junta a outros filmes do gênero como “A Múmia”, “Piratas do Caribe” e a “A Lenda do Tesouro Perdido”, que foram responsáveis na época por reavivar os filmes de aventura B na telona. Obras simples, leves e divertidas. Tramas clichês clássicas, mas cheias de coração e uma intenção real de proporcionar um excelente divertimento à plateia – algo que infelizmente se perdeu hoje em dia.
“A Máscara do Zorro”, e a sua também ótima continuação de 2005, “A Lenda do Zorro”, estão atualmente disponíveis no catálogo da Netflix. Aproveite!
The Mask of Zorro/EUA – 1998
Dirigido por: Martin Campbell
Com: Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones…