Crítica: ‘Agatha Desde Sempre’ (1ª temporada, 2024) – Disney+
Show é estrelado por Kathryn Hahn e é uma continuação de "WandaVision"
Desde que critiquei a escalação de Heath Ledger como Coringa em “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) e quebrei com muita força a minha cara, eu procuro nunca criticar negativamente uma obra até assisti-la. Por mais desnecessária que ela possa parecer, acredito que devemos oferecer o benefício da dúvida e ir de coração aberto – sem pré-conceitos. O resultado pode ser negativo tanto quanto pode ser positivo, e às vezes somos surpreendidos. Recentemente isto aconteceu com o filme “Cruella”, por exemplo, e com a série “Andor” de Star Wars. Mostrar a origem destes personagens cujo destino já é conhecido tinha tudo para ser meramente algo comercial e sem atrativos. No entanto, ambos conseguem entregar histórias sólidas e bem contadas, e à sua maneira, desenvolvem muito bem seus respectivos personagens.
Fico feliz em dizer que o mesmo acontece aqui com “Agatha Desde Sempre”. A personagem interpretada por Kathryn Hahn roubou a cena na irregular série “WandaVision”, como a vilã bruxa caricata, e agora a personagem ganha uma série continuação que expande a mitologia das bruxas na Marvel, e consegue entregar uma história bem escrita que fala sobre busca pelo poder, destino, perda, se reencontrar e, acima de tudo, maternidade.
O show é simples e possui uma típica característica Disney que lembra em vários momentos aquele estilo de filmes como “Abracadabra”, por exemplo. E há vários momentos visualmente bonitos, e talvez até um pouco assustadores para o público menor (o que é ótimo, claro). Não é também um show perfeito. Confesso que nos primeiros episódios o ritmo demora a engrenar, e há um excesso de repetição de ideias que torna o Caminho das Bruxas um tanto longo demais.
Porém, da metade para o final – principalmente nos dois últimos capítulos -, a série melhora muito e abraça o desenvolvimento de seus personagens. Ao fim, tudo se encaixa com equilíbrio e coesão, e temos aqui uma obra que não tenta se conectar com tudo da Marvel, mas centra-se em seu núcleo principal e acerta ao trabalhar o interesse do público para com cada um dos personagens.
O problema é quando pensamos nesta conexão com o MCU. Em “Agatha Desde Sempre” temos tantas bruxas que fico pensando como nenhuma delas apareceu nos filmes ou séries anteriores da Marvel. Não estou falando de uma, duas ou até cinco bruxas, estou falando de várias bruxas ao longo dos séculos – fora os outros seres fantásticos já apresentados em outros projetos da casa. É tanto ser mágico e poderoso que não faz sentido, por exemplo, nenhum deles ter aparecido na batalha de Nova York em “Vingadores” de 2012.
Mas, enfim, o melhor é não ficar pensando em tais conexões, já que “Agatha Desde Sempre” é uma grata surpresa, e ainda que não seja algo difícil de alcançar, é a melhor série do MCU até agora. Ao menos aqui, temos uma trama coesa que desenvolve bem seus personagens, e está mais interessada neles do que em efeitos especiais ou referências desnecessárias. É bacana e divertida de assistir, é bem contada, o elenco é ótimo e Kathryn Hahn é uma força da natureza que está maravilhosa em todas as cenas (destaque para o começo do último episódio). Recomendado!
Agatha All Along/EUA – 1ª temporada
Onde assistir: DISNEY+
Número de episódios: 09
Com: Kathryn Hahn, Aubrey Plaza, Patti Lupone, Joe Locke…