Cinema

Crítica: Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim (2023)

Longa-metragem é estrelado por Josh Hutcherson, de "Jogos Vorazes"

Entendo que “Five Nights at Freddy’s” se tornou um dos jogos de vídeo game mais populares dos últimos anos. Particularmente, nunca joguei e não conheço absolutamente nada do material original, portanto, meu comentário será de uma pessoa leiga no assunto e que foi assistir ao filme de coração aberto como parte do público geral.

Infelizmente, “Five Nights at Freddy’s” não vale nem o esforço da intenção. Duvido que seja fiel à essência do vídeo game, pois caso seja, é difícil entender como algo tão genérico e sem criatividade ganhou a graça do público. Ao menos como filme, o longa da diretora Emma Tammi é tão clichê e previsível que absolutamente tudo nele soa como um desperdício de boas intenções. São tentativas de susto que nem uma criança de 8 anos arrepia, e nem como uma aventura/terror oitentista o filme engata.

Apostando em uma classificação para 14 anos no Brasil (e nos EUA para 13), o filme claramente aproveita o sucesso do jogo para levar todos os tipos de público para o cinema, e tal estratégia deu super certo já que a produção estreou com impressionantes $80 milhões na América do Norte (onde também foi lançado simultaneamente no serviço de streaming Peacock).

No entanto, a faixa etária tira toda e qualquer diversão gore que o material poderia proporcionar, e ao fim, temos um filme que utiliza mais do mesmo para entregar uma história nada envolvente ou empolgante. Com o passar da projeção o marasmo vai tomando conta com força em uma chatice arrastada e esquecível.

Five Nights at Freddy’s/EUA – 2023

Dirigido por: Emma Tammi

Com: Josh Hutcherson, Elizabeth Lail, Matthew Lillard…

Sinopse: Five Nights At Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim é a primeira adaptação cinematográfica da famosa franquia homônima de jogos lançada em 2014 e criada por Scott Cawthon. Dirigido por Emma Tammi (Terra Assombrada, Fair Chase), a história se passa em um restaurante familiar tipicamente americano chamado Freddy Fazbear’s Pizza, que está atualmente desativado, e acompanha Mike Schmidt (Josh Hutcherson), um jovem que está passando por alguns problemas financeiros. Felizmente, ele vê a resposta para seus problemas ao ser contratado para trabalhar como o vigia noturno da pizzaria. Criado por Henry Emily e William Afton, o lugar costumava ser muito famoso por seus característicos robôs animados, que eram o rosto do local e faziam a festa das crianças durante o dia. Porém, quando o sol se põe e a escuridão da noite chega, um segredo obscuro e mortal é revelado: os bonecos animatrônicos ganham vida, transformando-se em assassinos psicopatas e partindo em uma violenta matança.