Crítica: ‘Guerra Sem Regras’ (2024) de Guy Ritchie – Amazon Prime
Longa-metragem é estrelado por Henry Cavill e Alan Ritchson
“Guerra Sem Regras” se diz baseado em uma história real mas, na realidade, é só inspirado mesmo já que é improvável que na vida real as coisas tenham acontecido como é mostrado no filme. E tudo bem! As intenções do diretor Guy Ritchie aqui é criar um filme de ação e aventura cheio de charme, ritmo e um elenco estelar exalando carisma e beleza em ótimas cenas de ação.
Na trama, acompanhamos a primeira organização de forças especiais formada durante a Segunda Guerra Mundial pelo então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, e um pequeno grupo de oficiais militares, incluindo o autor Ian Fleming, criador de James Bond. Esta força especial não oficial precisa realizar uma missão para impedir que os nazistas consigam embarcar de um porto com navios cheios de munição para carregar um submarino de alto alcance.
Ritchie é diretor de filmes como “Snatch – Porcos e Diamantes“, “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, “Rock n’ Rolla”, “Sherlock Holmes”, “Rei Arthur – A Lenda da Espada”, o live-action “Aladdin” da Disney e outros, e ali na virada dos anos 90 para os anos 2000 ele chamou a atenção da plateia ao contar histórias de rua cheias de reviravoltas e uma edição frenética e estilosa. Em maior ou menor grau, Ritchie possui um estilo muito particular de direção e gosto muito quando ele está frenético e abusa dos ângulos, zooms e da edição entrecortada mas feita de uma maneira caprichada e que faça sentido. Outra característica de seus trabalhos é que no meio de toda esta pompa, seus filmes possuem uma narrativa simples, com temas nada profundos dramaticamente e que entregam diversão bem feita e empolgante.
Às vezes o resultado não é satisfatório, mas na grande maioria dos casos Ritchie consegue ser o Guy Ritchie que tanto amamos, e com este “Guerra Sem Regras” ele faz justamente o que se esperar de Guy Ritchie. Estrelado por Henry Cavill, Alan Ritchson e outros ótimos atores, o filme pega a ideia de um acontecimento geral e cria um filme de ação exagerado, com várias cenas absurdas mas cheias de estilo e personalidade, e dentro de um cenário onde acontece uma chacina geral de nazistas. É um deleite muito bem feito e um prazer acompanhar toda a diversão!
“Guerra Sem Regras” é um filme onde o roteiro se sustenta no carisma do elenco para ajudar em nossa identificação com os personagens, e só precisamos saber o mínimo deles para conseguir se envolver no plano e em sua realização. É um filme de grupo, e Ritchie sabe conduzir todas as peças com equilíbrio. Se tenho alguma ressalva com relação ao longa é que, confesso, senti falta de mais loucura na edição. Ritchie poderia ter surtado mais como já fez em “Snatch” e “Sherlock Holmes”, por exemplo, e abraçado 100% este seu estilo tão apaixonante.
Enfim, “Guerra Sem Regras” é uma baboseira deliciosa de assistir que vale cada segundo! Recomendado!
The Ministry of Ungentlemanly Warfare/EUA, REINO UNIDO, TURQUIA
Dirigido por: Guy Ritchie
Com: Henry Cavill, Alan Ritchson, Alex Pettyfer, Eiza González, Babs Olusanmokun, Til Schweiger, Rory Kinner…