Crítica: I Wanna Dance With Somebody – A História de Whitney Houston (2022)
Longa-metragem é estrelado por Naomi Mackie como a icônica cantora
“I Wanna Dance With Somebody – A História de Whitney Houston” é um filme bem intencionado (como geralmente cinebiografias são) mas também é um desses filmes medrosos que não tem coragem de assumir os problemas e defeitos de sua protagonista, mas ao invés disso, diminui a intensidade de suas lutas pessoais para focar em uma obra homenagem que joga de qualquer maneira as músicas mais famosas de seu repetório, e tudo com rapidez e sem uma profundidade maior na pessoa – o que resulta em um retrato superficial e nada do que não sabemos por alto de Whitney Barbara Houston.
Da mesma forma que sabemos da potência de voz que tinha Houston, também é de conhecimento de todos as suas lutas contra drogas que até resultou na morte da cantora em 2012 por overdose de medicamentos, e um afogamento na banheira de um hotel em Los Angeles. E até mesmo fatos menos conhecidos do público em geral – como sua bissexuliadade – são tratados com a superficialidade de um pires.
O longa dirigido por Kesi Lemmons em nenhum momento ousa em mostrar a degradação de Houston com as drogas, e até sua ida para a recuperação são apenas trabalhadas rapidamente. Não há emoção ou pulso em lidar com tais fatos que faziam parte do dia a dia da cantora, e de sua luta contra seus demônios. É a mesma coisa fazer um filme sobre Michael Jackson e mostrar apenas o astro cantando suas músicas mais famosas e não abordar as polêmicas em torno de sua história.
“I Wanna Dance With Somebody” é um filme frustrante. É uma obra que busca se sustentar apenas no carinho emocional das pessoas pelas músicas de Houston e na atuação excelente de Naomi Mackie, que apesar de entregar tudo recebe um roteiro pobre, superficial, burocrático e medroso ao encarar as lutas e problemas que tornam qualquer pessoa, seja famosa ou não, um ser humano. O que temos aqui é apenas o retrado da artista e muito pouco da pessoa conhecida por todos. Infelizmente.
Whitney Houston: I Wanna Dance With Somebody/2022 – EUA
Dirigido por: Kesi Lemmons
Com: Naomi Mackie, Stanley Tucci, Ashton Sanders…
Sinopse: A emocionante história de uma das cantoras de R&B mais famosa do mundo. A história de Whitney Houston desde sua jornada para sair da escuridão até o estrelato mundial.