Streaming

Crítica: Nada de Novo no Front (2022) – Netflix

Longa-metragem foi indicado a 9 Oscars - incluindo Melhor Filme

As primeiras cenas de “Nada de Novo no Front” já mostram uma situação durante a Primeira Guerra Mundial que não me lembro de ter visto antes no cinema: o processo de resgate, limpeza e reparo das roupas dos soldados mortos em batalha para serem reutilizadas pelos futuros soldados que estão adentrando no conflito. A sequência não é só angustiante do ponto de vista humano, como é interessante por ser um fato pouco conhecido do momento. Mas é também uma sequência que reflete a mensagem do roteiro em mostrar a futilidade do homem na guerra, e como nós somos meros peões descartáveis em um conflito maior marcado por interesses de gente com poder e dinheiro.

A história acompanha jovens alemães imbuídos daquele espírito patriota alemão, e incitados pelo governo a entrarem com ânimo e felicidade na guerra para defender o seu país. Mas ao chegarem nas trincheiras fétidas do campo de batalha, eles presenciarão a realidade da guerra e serão massacrados pelo poderio bélico do adversário.

Baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque (baseado em suas experiência na guerra), que já foi adaptado para o cinema em um filme norte-americano também muito bom lançado em 1930 (há 93 anos atrás), esta adaptação alemã em parceria com a Netflix é dirigida magistralmente por Edward Berger, que consegue pegar uma história em si nada nova, e construir uma narrativa poderosa pelas imagens e o som. Berger transforma o trivial em uma tensão constante, pulsante, aterrorizante e ao mesmo tempo melancólica. A trilha sonora de Volker Bertelmann é genial ao acentuar o desespero do momento, e em conseguir nos levar junto para o meio do horror do conflito.

“Nada de Novo no Front” é um exemplo perfeito de como readaptar uma história. O filme de 1930 não tinha a mesma tecnologia atual para criar cenas tão marcantes de guerra, e Zerger aproveita o que possui à sua disposição para criar uma experiência imersiva, chocante, por vezes claustrofóbica e não menos do que memorável. Não tenho medo em dizer que é um dos melhores filmes lançados pela Netflix desde seu início como estúdio – além de ser um dos melhores filmes lançados em 2022. Recomendado!

INDICAÇÕES AO OSCAR:

  • Melhor Filme
  • Melhor Filme Internacional (Alemanha)
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Som
  • Melhores Efeitos Visuais
  • Melhor Direção de Arte

Im Westen nichts Neues/ALEMANHA, USA, REINO UNIDO – 2022

Dirigido por: Edward Berger

Com: Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Daniel Brühl…

Sinopse: Em uma adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, Nada de Novo no Front é uma história que segue o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. Os preconceitos de Paul sobre o inimigo e os acertos e erros do conflito logo os desequilibram. No entanto, em meio à contagem regressiva, Paul deve continuar lutando até o fim, com nenhum objetivo além de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã.