Crítica: ‘Segredos de Um Escândalo'(2023) com Natalie Portman e Julianne Moore
Longa-metragem foi dirigido por Todd Haynes, de "Carol"
O uso da música do filme “O Mensageiro” (1971) como tema central de “Segredos de Um Escândalo” é apenas uma das nuances do diretor Todd Haynes, que utiliza aqui a estrutura de melodrama e sensacionalismo televisivo, para descontruir ao longo de sua narrativa uma história de crime real.
“Segredos de Um Escândalo” é apenas vagamente baseado no caso da professora Mary Kay Letourneau que aos 36 anos se envolveu com seu aluno de apenas 12 anos. O crime ocorreu em 1996, Mary cumpriu sua pena, se casou com o rapaz após sair da prisão e seguiu sua vida, mas sempre lembrada por tal passado.
Na trama, Natalie Portman interpreta Elizabeth Berry, uma atriz de TV que foi chamada para interpretar em um filme Gracie (Julianne Moore), personagem que viveu a mesma coisa que Mary Kay na vida real.
Gracie aceita o pedido de Elizabeth para passar alguns dias com ela e conhecê-la mais profundamente na intenção de entender melhor sua pessoa, e consequentemente construir com maiores detalhes, e nuances, sua personagem.
O roteiro do longa não está interessado em entender o passado, como os motivos e razões que levaram ao crime, mas sim em estudar seus personagens sob diferentes aspectos. E ao mesmo tempo criticar o próprio sensacionalismo criado por programas de crime real que estão mais interessados na catarse do absurdo, e nos exageros habituais do gênero, do que em entender a humanidade de quem está envolvido.
E Portman surge como a personagem mais ambígua do filme e a clara sátira sobre como Hollywood lida em muitos casos com história reais, e atores que utilizam a oportunidade para moldar a própria imagem. Durante o longa, Elizabeth começa a mimicar Gracie, a se vestir como Gracie, e a tratar todos ali como mero experimentos (inclusive Joe), enquanto também não se importa com as consequências de suas ações (em certo momento dá a entender que ela está dormindo com o produtor casado de seu filme).
No centro do envolvimento entre Elizabeth e Gracie, temos Joe (Charles Melton),o marido de Gracie e antes o garoto com o qual se envolveu e que agora está com 36 anos. Joe é o coração do filme. Enquanto Gracie é uma pessoa que ainda não enxerga malícia no que aconteceu, e também se mostra manipuladora em vários momentos, Joe é aquela pessoa emocionalmente presa que não consegue se manifestar. Seu fascínio por borboletas é uma analogia sútil e eficiente, já que para ser uma borboleta a lagarta precisa primeiro sair do casulo e Joe está em um casulo que não consegue sair. Sua personalidade calada e o jeito introvertido são apenas manifestações de alguém que no fundo se arrepende do caminho escolhido no passado, e que hoje se preocupa em apenas não ser uma má memória para os filhos (temos uma cena linda no telhado com uma atuação impecável de Melton).
“Segredos de Um Escândalo” é um filmaço composto por um elenco primoroso. Um filme cheio de nuances e detalhes que brinca a todo instante com nossa percepção de seus personagens, e também deixa o público pensar, analisar e tirar suas conclusões sobre certos aspectos do que aconteceu lá atrás, e do que está acontecendo no presente (Joe em momentos íntimos está conversando com alguma pessoa por mensagem, mas nunca sabemos quem é).
Enfim, não é um filme sobre crime real, muito pelo contrário, é um filme sobre pessoas que nunca deixarão de ser lembradas, e assombradas, pelos errados de outrora, ou que estão ali apenas por mero interesse “artístico”.
Dica: Assista também ao filme “Notas de Um Escândalo” de 2006, que apesar de não ter nenhuma relação com este daqui, conta a história de uma professora que se envolve com um aluno e as consequências disto em sua vida pessoal. Estrelado pelas excelentes Judi Dench e Cate Blanchett.
May December/EUA – 2023
Dirigido por: Todd Haynes
Com: Julianne Moore, Natalie Portman, Charles Melton…
Sinopse: Segredos de um Escândalo conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio. No entanto, suas vidas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) vem estudar Gracie para um papel no cinema. A dinâmica familiar se desenrola quando Joe percebe que perdeu sua juventude.